Sobre

O objetivo do Projeto é o a qualificação integrada e o aperfeiçoamento do diálogo e do debate social, incentivando, promovendo e discutindo a transparência na gestão pública.
Para tanto, o projeto utilizará como meios um seminário, cinco concertações sociais e ferramentas pedagógicas (libretos e aulas-docs) que promovam o diálogo sobre o tema entre gestores públicos, sindicatos, associações, cooperativas, imprensa, educadores, parlamentares, estudantes, empresários e profissionais liberais.

Doc-aula

Doc-aula 1

Doc-aula 2

Doc-aula 3

Fascículos

Conteudistas

Marcelo Lettieri Siqueira

Marcelo Lettieri Siqueira

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Foi Coordenador-Geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita Federal em 2009 e atualmente trabalha na fiscalização da Delegacia da Receita Federal em Fortaleza. É graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1994), com Mestrado (2002) e Doutorado (2004) em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É professor colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor Convidado do FGV/Management da Fundação Getúlio Vargas - FGV, da Escola de Administração Fazendária - ESAF/MF e da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. É pesquisador do CNPq na área de Economia, atuando principalmente nas áreas de política e administração tributárias, evasão fiscal, crescimento econômico, pobreza e desigualdade de renda. Sua produção acadêmica inclui livros, capítulos de livros e trabalhos publicados em várias revistas especializadas, tais como Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE/IPEA), Estudos Econômicos (USP), Revista de Economia Contemporânea (REC/UFRJ), Revista de Economia Aplicada (REA/USP), Revista de Finanças Públicas (Monografias/STN) e Revista de Administración Tributaria (CIAT). Foi premiado nos concursos de monografias do Tesouro Nacional (1º Lugar em 2002 e 2º Lugar em 2004), do Centro Interamericano de Administrações Tributárias - CIAT (2º lugar em 2005), do IPEA/CAIXA (Menção Honrosa em 2004 e 2º lugar em 2005), Prêmio do V Encontro de Economia do Ceará em Debate (1º Lugar em 2009) e Prêmio de Criatividade e Inovação da RFB (2º Lugar em 2012).

Marcelo Maciel

Marcelo Maciel

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1986, com vasta experiência nas áreas de fiscalização, tributação, educação fiscal e aduana. Trabalha no Serviço de Programação, Avaliação e Controle da Atividade Fiscal %u2013 SAPAC %u2013 da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Fortaleza. É instrutor e supervisor de cursos na Receita Federal. Ocupa atualmente a função de vice-presidente da Comissão Regional de Alfandegamento da 3ª Região Fiscal com atuação nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Ana Cristina Barros Mestre em Administração, com concentração em Recursos Humanos, área a que tem direcionado grande parte de sua atividade profissional, a Administradora Ana Cristina Barros é Professora da Universidade Federal do Piauí, onde também exerceu o cargo de Diretora de Recursos Humanos; Foi Pró-Reitora dos Cursos Superiores Sequenciais da Universidade Estadual do Piaui-UESPI e Coordenadora de curso de Administração do Instituto Camillo Filho. Estudou Novas Tendências em Gestão de Empresas na Universidad de Valladolid, ampliando suas linhas de estudo e trabalho para os campos da organização, sistemas e métodos e da estratégia empresarial. Lecionou em cursos de pós-graduação lato sensu; É Sócia-fundadora e foi Diretora-Presidente do Instituto de Estudos Empresariais - IEMP, que, há mais de doze anos, atua no mercado piauiense, consolidando-se como uma das principais Escolas de Negócios da região nordeste, em especial nos cursos de pós-graduação em Gestão, nos trabalhos de consultoria empresarial e nos treinamentos corporativos in company ou abertos; É Conselheira do CRA-PI, do qual é Diretora de Formação Profissional, já na segunda gestão; É Presidente e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH/PI. Membro do Conselho Consultivo da ABRH nacional; É colaborada da TV Clube (afiliada da Rede Globo no Piauí), apresentando semanalmente o quadro Emprego, no telejornal matinal; Suas principais áreas de atuação como profissional, professora e palestrante relacionam-se com a organização de empresas, plano de cargos e salários, avaliação de desempenho, implantação do órgão de RH, recrutamento e seleção, e treinamentos corporativos.

Leonino Gomes Rocha

Leonino Gomes Rocha

Auditor Fiscal de Finanças e Controle e Superintendente Substituto da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará. Atualmente estou fazendo Doutorado na Universidade de Salamanca/Espanha em Estado de Direito e Governança Global, com tese na área de redes de prevenção e combate à corrupção. Possuo Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2007), Especialização em Controladoria Governamental pela UFC (2002) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Fortaleza (1991). Tenho experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Controladoria Governamental (Gestão e Finanças Públicas, Contabilidade e Auditoria Pública) e Prevenção e Combate à Corrupção.

Ana Cristina Barros

Ana Cristina Barros

Mestre em Administração, com concentração em Recursos Humanos, área a que tem direcionado grande parte de sua atividade profissional, a Administradora Ana Cristina Barros é Professora da Universidade Federal do Piauí, onde também exerceu o cargo de Diretora de Recursos Humanos; Foi Pró-Reitora dos Cursos Superiores Sequenciais da Universidade Estadual do Piaui-UESPI e Coordenadora de curso de Administração do Instituto Camillo Filho. Estudou Novas Tendências em Gestão de Empresas na Universidad de Valladolid, ampliando suas linhas de estudo e trabalho para os campos da organização, sistemas e métodos e da estratégia empresarial. Lecionou em cursos de pós-graduação lato sensu; É Sócia-fundadora e foi Diretora-Presidente do Instituto de Estudos Empresariais - IEMP, que, há mais de doze anos, atua no mercado piauiense, consolidando-se como uma das principais Escolas de Negócios da região nordeste, em especial nos cursos de pós-graduação em Gestão, nos trabalhos de consultoria empresarial e nos treinamentos corporativos in company ou abertos; É Conselheira do CRA-PI, do qual é Diretora de Formação Profissional, já na segunda gestão; É Presidente e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH/PI. Membro do Conselho Consultivo da ABRH nacional; É colaborada da TV Clube (afiliada da Rede Globo no Piauí), apresentando semanalmente o quadro Emprego, no telejornal matinal; Suas principais áreas de atuação como profissional, professora e palestrante relacionam-se com a organização de empresas, plano de cargos e salários, avaliação de desempenho, implantação do órgão de RH, recrutamento e seleção, e treinamentos corporativos.

Roberto Vieira Medeiros

Roberto Vieira Medeiros

Cearense de Icó, Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza e Pós-graduado em Direito Disciplinar pela Universidade de Brasília-UnB. Atuou como advogado em Fortaleza, antes de ingressar na Controladoria-Geral da União em Brasília (no ano de 2002). Na Controladoria-Geral da União, foi Assessor do Corregedor-Geral da União, Corregedor-Adjunto da Área Econômica, Substituto do Corregedor-Geral. Integrou a Comissão de Coordenação de Correição, responsável por emitir enunciados em matéria disciplinar. É professor da Escola de Administração Fazendária %u2013 ESAF para as disciplinas de Processo Administrativo Disciplinar, Sindicância Patrimonial e Improbidade Administrativa. Ocupou o cargo de Chefe da Controladoria-Geral da União - Regional do Estado do Rio Grande do Norte, sendo - desde fevereiro de 2015 - Chefe da Controladoria-Geral da União - Regional do Estado do Ceará.