fdr

Universidade aberta do nordeste

Os cursos da Universidade Aberta do Nordeste (UANE) já atenderam a um público de cerca de um milhão de pessoas em diversos estados do país, abordando temas voltados para a economia, política, educação, turismo sustentável, meio ambiente, educação fiscal, moda, entre outros. Os cursos, desenvolvidos em fascículos e com recursos pedagógicos oferecidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), são coordenados e elaborados por um corpo técnico-pedagógico de excelentes professores das principais universidades cearenses: Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), entre outras instituições de ensino local e nacional. Atualmente os cursos a distância são oferecidos em três formas: cursos de extensão, cursos técnicos e cursos livres.
HISTÓRICO BREVE
A Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR), foi criada quando a Universidade de Brasília (UnB) disseminou a experiência de educação a distância baseada no modelo da Open University de Londres. A publicação da sua primeira aula - curso "O que é Política", com apoio da UnB e da Superintendência de Recursos Humanos do Governo do Estado do Ceará - se deu em 8 de maio de 1983. A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESU), em 1988, reconheceu a Universidade Aberta do Nordeste como "uma experiência pioneira, sem similar no Brasil", recomendando ao poder público e à iniciativa privada o apoio aos seus programas educacionais (Parecer MEC/SESU 263/88). Até 1989, a Fundação Demócrito Rocha (FDR) seria a única instituição privada não universitária nacional a ser convidada para integrar a Rede Brasileira de Educação Superior Aberta e a Distância (Read), na época, recém-criada em Brasília por um circuito de universidades públicas e privadas, sob os auspícios do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), que considerava a Uane "como a maior e mais importante experiência de educação superior não presencial, indicando-a como modelo não só para o resto do país, como também para outros países da América Latina que dispõem de grandes jornais e de um moderno sistema de radiodifusão." (O POVO, 4 de novembro de 1989). Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e o reconhecimento da educação a distância como modalidade de ensino, a Uane ampliou seu raio de atuação, passando a oferecer além dos cursos de extensão, cursos técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos livres. Em 17 de dezembro de 1996, a UNESCO, por meio de seu representante no Brasil, Jorge Werthein, atestou a importância do trabalho realizado pela FDR, assinando convênio de parceria e disponibilizando a utilização do seu selo em fascículos de projetos de Educação, Cultura, Ciências Sociais, Ciências Exatas e Comunicação. Até 2015, a Uane já ofereceu 70 cursos de extensão universitária, frequentados por mais de um milhão de alunos em todos os estados brasileiros. O QUE É A UANE
A Universidade Aberta do Nordeste (Uane) tem expertise de mais de 30 anos na oferta de cursos de extensão e 12 de cursos técnicos, com elevado conceito junto à sociedade de forma geral, nos mais diversos estados brasileiros, trazendo consigo um substancial acervo tecnológico e de conhecimento. Caracteriza-se como uma experiência de educação aberta, de democratização do saber, onde todos podem ingressar, e a distância, utilizando mídias integradas - fascículos impressos, programas de televisão e radiofônicos (videoaulas e radioaulas) e o ambiente virtual/internet (ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo extra, podcasts, midioteca, vídeos, provas, certificados), além de outros recursos, com comunicação síncrona e assíncrona. Ao longo dos 30 anos de existência, os cursos vêm incorporando os avanços advindos dos campos da pedagogia, psicologia da aprendizagem e ferramentas de EaD, facilitando o processo ensino-aprendizagem. A produção dos conteúdos conta com a relevante participação de profissionais qualificados das mais diversas instituições de ensino superior - especialmente as universidades públicas da região, parceiras em várias iniciativas. Com isso, a FDR, por meio da Uane, cumpre o significativo papel de disseminar de forma democrática o acesso aos saberes produzidos nas academias. ATUAÇÃO
A Uane atua por meio da elaboração, produção e execução dos seguintes recursos pedagógicos: a) Cursos na modalidade a distância* (coleções em série ou não, manuais, videoaulas, radioaulas, ambiente virtual de aprendizagem, podcasts, tutoria on-line, chats, fóruns, webconferências etc) (*) A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB). a.1) Cursos de Extensão (até 2015, a Uane promoveu 70 cursos com temas diversos, dentre economia, política, educação, turismo sustentável, meio ambiente, educação fiscal, moda e outros, somando mais de um milhão de cursistas em todo o país); a.2) Cursos Técnicos (atualmente, Curso Técnico em Secretaria Escolar*, encontra-se em sua 14ª turma). (*) O Curso Técnico em Secretaria Escolar é amparado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 5.154/04 de 23/07/2004. A Uane é credenciada no Conselho Estadual de Educação no Ceará pelo Parecer nº 1481/2013. Curso de âmbito estadual.Reconhecido pelo MEC. b) Outros projetos educacionais (coleções, kits, documentários, revistas, publicações, cadernos especiais, cursos presenciais ou semipresenciais etc) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
O Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um programa para computador destinado a auxiliar educadores na criação de cursos on-line. Considerado um sistema de gerenciamento de cursos via internet, muitas vezes esses sistemas são também chamados de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) ou, mais comumente, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Uma das principais vantagens do Moodle sobre as outras plataformas é o seu forte embasamento na pedagogia construcionista. Seymour Papert , psicólogo que trabalhou no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, adaptou os princípios do Construtivismo Cognitivo de Piaget e construiu um conjunto de premissas a serem usadas quando aplicado à tecnologia de computadores como auxiliar ao processo de construção de conhecimento. O Moodle permite que a sala de aula seja ampliada e se estenda para o meio virtual, fornecendo um ambiente onde os alunos podem acessar muitos dos recursos que teriam nessa sala. Usando o Moodle, o aluno tem acesso a anúncios e notícias, realiza trabalhos e tarefas, lê jornais eletrônicos, vê as matérias disponibilizadas pelo professor e muito mais. Características do Moodle Por ser um Sistema de Gerenciamento de Cursos on-line, a plataforma AVA/Moodle disponibiliza um leque de recursos que pode ser empregado no processo de educação a distância, tais como: download e upload de materiais diversos (textos, vídeos, imagens, sons), chats, fóruns, diários, tarefas, wikis, podcasts, pesquisas de opinião e avaliação, questionários (permitem a criação de avalições on-line), etc. Além disso, possibilita a inclusão de novas funcionalidades disponíveis na forma de plugins, por exemplo, um sistema de e-mail interno. Outros recursos do AVA/Moodle facilitam a administração do curso, como: a) O envio de mensagens instantâneas entre alunos ou destes para seus tutores ou vice-versa; b) Fóruns de discussão, em que coordenadores, professores, tutores e alunos podem discutir assuntos de interesse do curso; c) Cálculo automatizado de notas, a partir do desempenho do aluno nas distintas atividades programadas; d) Visualização das notas pelo aluno; e) Distribuição dos alunos em grupos/turmas; f) Envio de mensagens para todos os alunos ou para grupos previamente definidos de alunos etc.

Missão

Contribuir para a promoção do desenvolvimento humano através da educação, da cidadania e da produção cultural.

Visão

ia. Num

Valores

criado em 1983, o cri

Áreas de Atuação

Educação

Por meio da Universidade Aberta, oferecer cursos de extensão, técnicos aperfeiçoamento e especialização nas diversas áreas do conhecimento.

Cultura

Apoia iniciativas públicas e/ou privadas que visem preservar a memória nacional, proteger e desenvolver a cultura regional nordestina.

Ciências e Técnicas

Incentiva a pesquisa científica, o desenvolvimento e repasse de tecnologias alternativas adaptáveis à região Nordeste do Brasil.

Artes e Letras

Difunde a literatura brasileira, preserva e incentiva as artes e letras regionais.

Saúde, Proteção à Infância e Saneamento

Estimula políticas de saúde e serviços básicos, segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Desenvolvimento Regional

Apoia ações que busquem o desenvolvimento do Nordeste através da criação de micro e pequenas empresas e do fomento do associativismo.

Comunicação Social

Desenvolve estudos e pesquisas no âmbito das ciências, das técnicas e das profissões afins.

Esporte Amador e Lazer

Apoia ações de valorização do esporte amador nacional, incentiva formas coletivas de lazer.

Contatos

Cursos de Extensão

Tel.:(85) 3255 6153/6155
Linha gratuita: 0800 280 22 10
uane@fdr.com.br

Cursos Técnicos

Tel.:(85) 3255 6221/6005/6006
Linha gratuita: 0800 280 21 22
cursostecnicos@fdr.com.br

Cursos Livres

Tel.:(85) 3255 6176/6180
Linha gratuita: 0800 280 22 10
uane@fdr.com.br

redes sociais

fale conosco