CURSO LIVRE

Tem por objetivo qualificar profissionais para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em correção de redação na modalidade exigida pelo Enem, conforme as determinações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), assegurando a qualidade do seu exercício.

0
etapas
(teórica e prática)
0
Horas
(teoria: 100h | prática: 20h)
0
certificações
0
MESES DE DURAÇÃO

O que você aprenderá

ICONES4-1.png

passo a passo do processo de correção

O (A) corretor (a)/avaliador(a) deve conhecer em profundidade tudo o que diz respeito às 5 (cinco) competências exigidas pelo Enem. E é para ele(a) que esse curso foi estruturado. Um passo a passo do processo de correção, passando pela estrutura proposta pelo Enem, os conceitos de cada competência, os erros mais procurados pelos professores e aqueles mais frequentes, a relação com outras áreas do conhecimento humano, o repertório sociocultural, os argumentos estratégicos mais usados em redações nos principais concursos vestibulares do país, redações comentadas e, por fim, a correção de redação pelo(a) cursista, sob a orientação de um mestre-corretor, por meio da plataforma de correção de Redação Enem MIX da FDR.

ICONES-1.png

correção de redação pelo(a) cursista

(EXCLUSIVA na 2ª Etapa do curso)

Sob a orientação de um mestre-corretor, por meio da plataforma de correção de Redação Enem MIX da FDR.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR

, você precisa:

2ª Etapa – Prática

EXCLUSIVA aos profissionais graduados em LETRAS/ Língua Portuguesa ou Linguística. Serão exigidos os seguintes pré-requisitos:

Para informações mais detalhadas, clique no botão abaixo: 

PARA QUEM ESTE CURSO É INDICADO

GRADUADOS E GRADUANDOS EM LETRAS

professores de Redação e de Língua Portuguesa

QUAISQUER INTERESSADOS* NO CURSO, MESMO SEM GRADUAÇÃO EM LETRAS

(*) Entre os interessados:  alunos candidatos em cursos mais concorridos, pais de alunos candidatos, professores de outras áreas de conhecimento e profissionais de outros segmentos etc.)

Depoimento especialista

O CURSO CORRETORES DE REDAÇÃO DO ENEM, CUIDADOSAMENTE DESENVOLVIDO PELA FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA, CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA DAQUELES PROFISSIONAIS QUE DESEJAM APERFEIÇOAR SEU CONHECIMENTO E QUALIFICAR-SE EM CORREÇÃO DE REDAÇÃO.​

Em especial, em redações da modalidade exigida pelo Enem. Além do conteúdo apresentado nos seus módulos, a experiência dos professores que o ministram, por meio de dicas e exemplos, faz toda a diferença para a formação de todos e todas que realizarem o curso.
Viviane Pereira
Pedagoga

faça seu cadastro na nossa newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.

Acompanhe nossa live

Transmitido pelo
Canal FDR!,

INVESTIMENTO, & BENEFÍCIOS
PARA VOCÊ

DIFERENCIAIS DO CURSO:

A Universidade Aberta do Nordeste (Uane) é o segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à Educação. A Uane tem expertise de quase 40 anos na oferta de cursos de diversas modalidades (extensão, técnicos e livres). Confira a qualidade de nossos cursos. Venha estudar com a gente e se reinvente!

TURMA EXCLUSIVA
PARA A SEDUC

Vem com a Fundação Demócrito Rocha!

INSCREVA-SE

Fale com nossa equipe para mais informações.

PROGRAMA
DO CURSO
(1ª ETAPA)

MÓDULO 1 – O PROFESSOR, A REDAÇÃO E O ALUNO (Prof. Vicente Júnior)

1. Quem é o professor de Redação?

2. Gênero textual em sala de aula

3. Redação do Enem e a BNCC

4. A Redação e a sua estrutura: parágrafos

5. Introdução (Tema e Tese)

6. Desenvolvimento (Repertório e Coerência)

7. Conclusão (Solucionar)

8. O que faz o meu aluno tirar nota baixa?

9. O que fazer para meu aluno tirar 1.000?

MÓDULO 2 – COMPETÊNCIA 1 (Prof. Sinval Farias)

1. Competência 1. Gramática

2. Crase

3. Pontuação

4. Concordância

5. Acentuação

6. Colocação Pronominal

7. Regência

8. Ortografia

9. Ausência do Paralelismo Sintático e Semântico

10. Competência 1 | Prof. Vicente Jr.

MÓDULO 3 – COMPETÊNCIA 2 (Prof. Vicente Júnior)

1. Competência 2 – O artigo de opinião (modelo 1)

2. Texto dissertativo

3. Texto argumentativo

4. Competência 2 – O artigo de opinião (modelo 2)

5. Competência 2 – O artigo de opinião (modelo 3)

6. Relação com Outras Áreas do Conhecimento Humano

7. Tipos de INTRODUÇÃO

8. Tipos de DESENVOLVIMENTO

9. Tipos de CONCLUSÃO

10. Competência 2 | Prof. Vicente Jr.

MÓDULO 4 – GÊNERO E TEXTUALIDADE (Profa. Maria Eduarda)

1. Gênero textual discursivo

2. Leitura e redação: formação de leitores

3. Escrever mais: pedagogia culturalmente sensível

4. Pedagogia dos multiletramentos

5. Estratégias de leitura

6. Leitura, escrita e oralidade

7. Tipo e gênero textual na Redação do Enem

8. Intertextualidade na Redação do Enem

9. Textualidade

MÓDULO 5 – COMPETÊNCIA 3 (Prof. André Rosa)

1. Competência 3: argumentação

2. Tipologia geral dos ARGUMENTOS

3. Argumento HISTÓRICO

4. Argumento ESTATÍSTICO

5. Argumento de AUTORIDADE

6. Argumento de EXEMPLIFICAÇÃO

7. Argumento de COMPARAÇÃO

8. Argumento CONSENSUAL (senso comum)

9. Argumento de PRESENÇA

10. Competência 3 | Prof. Vicente Jr.

MÓDULO 6 – COMPETÊNCIA 4 (Prof. Marcelino Viana)

1. Competência 4: a COESÃO

2. Como o aluno será avaliado na Competência 4?

3. Coesão lexical e gramatical

4. Coesão macroestrutural e microestrutural (Parte I)

5. Coesão macroestrutural e microestrutural (Parte II)

6. Coesão frásica

7. Coesão interfrásica

8. Conectivos: conjunção, preposição e pronome

9. Revisando a coesão textual

10. Competência 4 | Prof. Vicente Jr.

MÓDULO 7 – COMPETÊNCIA 5 (Prof. Vicente Jr)

1. Competência 5: intervenção ou solução

2. AGENTES: quem vai fazer?

3. AÇÃO: o que será feito?

4. DETALHAMENTO: como será feito?

5. Articulação

6. Exequibilidade

7. Sobre os Direitos Humanos

8. Reafirmação da Tese (ausência de proposta)

9. Análise de soluções

10. Competência 5

11. Considerações finais
0
MÓDULOS
5/5

A 1ª etapa Teórica do curso é distribuída em 7 (sete) módulos compostos de: 70 (setenta) videoaulas; 2 (dois) e-books; Avaliações; Conteúdo extra (biblioteca virtual); Tutoria de suporte (on-line); Certificação.

COORDENADORES E CONTEUDISTAS

CURSO Formação de
Mediadores de Leitura

Com cerca de 120 mil inscritos

PERGUNTAS
FREQUENTES

Os cursos da Uane são reconhecidos pelo MEC?

No caso dos Cursos Livres, não é necessário o reconhecimento do MEC. Eles são regulamentados como formação inicial e continuada pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04.

Qual o período de duração dos cursos?

Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.

Como faço para receber notícias dos novos cursos da Uane?

As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.

Como faço para sugerir novos cursos para a Uane?

Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br

Cursos Livres
(85) 991231327 (WhatsApp)
cursolivre@fdr.org.br

Encontre-nos nas redes sociais!

Copyright  © 2022