Empreender para conseguir novas formas de renda. É assim que muitos cearenses têm se virado na pandemia. Mas o que ainda falta para impulsionar seu pequeno negócio? Para aumentar seus lucros e, acima de tudo, garantir que você e sua família estão seguros? Com 10 videoaulas, 10 e-books e 10 podcasts, o projeto “Cuidar para Crescer: a retomada consciente das atividades em épocas de pandemia” disponibiliza conteúdos e técnicas para ajudar você a aprimorar suas vendas, especialmente no ambiente online.
Quem se inscreveu no curso teve a facilidade de receber todos os conteúdos pelo aplicativo WhatsApp, além do certificado de participação ao fim dos estudos.
Você pode acessar todo o conteúdo, de forma gratuita, aqui no site. Os 10 módulos do curso livre foram veiculados entre os dias 28 de junho e 29 de julho (uma semana depois do disparo via WhatsApp), de acordo com as datas apresentadas na janela ao lado “Confira os módulos”.
Três temas centrais são os pilares para a produção do conteúdo dos 10 módulos: conceitos básicos de marketing digital (principais ferramentas para aumentar as vendas on-line); o trabalho em home office ou híbrido e protocolos sanitários para os pequenos negócios em épocas de pandemia.
Aqui no site você terá acesso ainda a programas de TV, lives e cadernos especiais sobre a arte de empreender. Aproveite o conteúdo e bons negócios!
28/6
Módulo 1 – “Como cuidar de seus clientes em atividades de alimentação”
Autora: Amanda Carrilho
1/7
Módulo 2 – “Como cuidar de seus clientes em atividades de saúde e beleza”
Autor: Wesley Matos
5/7
Módulo 3 – “Como vender com as mídias digitais”
Autor: Biriba do Vale
8/7
Módulo 4 – “Como entender o comportamento do consumidor digital”
Autor: Christian Avesque
12/7
Módulo 5 – “Como organizar as compras e estoques”
Autora: Ana Rita Pinheiro de Freitas
15/7
Módulo 6 – “Como potencializar o uso de aplicativos para vender mais”
Autor: Bruno Leitão
19/7
Módulo 7 – “Como transformar seu nome numa marca”
Autora: Céu Studart
22/7
Módulo 8 – “Como organizar suas rotinas trabalhando em home office”
Autora: Monique Paixão
26/7
Módulo 9 – “Como desenvolver seu delivery e negociar com aplicativos”
Autor: Igor Pontes
29/7
Módulo 10 – “Como saber se seu negócio dá dinheiro”
Autor: Fauber Diogo
*Atualizado às 13 horas de 24/6
Amanda Carrilho
Nutricionista graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializada em Nutrição e Vigilância Sanitária dos Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Proprietária da Essence consultoria em nutrição.
Ana Rita Pinheiro
Professora de Logística e Sustentabilidade na Faculdade CDL. Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bacharelado em Administração pela UFC. Membro do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS/UFC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Produção e Logística, Estratégia e Sustentabilidade.
Biriba do Vale
Formado em Publicidade e Propaganda, atua no mercado digital há sete anos como diretor comercial da agência Em Rede Comunicação e também como diretor de marketing na Federação Cearense de Futebol.
Bruno Leitão Rocha
Atualmente é professor da Faculdade CDL e do Centro Universitário Farias Brito. Atua como parceiro da CDL, Fiec e Sebrae há mais de dez anos desenvolvendo estratégias de Marketing, Vendas e Inovação para o pequeno e médio varejo com consultorias e treinamentos. Passou pelas empresas Perdigão Agroindustrial (supervisor de trademarketing) e Grupo Schincariol, no cargo de gerente de Vendas e Trade.
Céu Studart
Embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM e speaker sobre criatividade do Rock in Rio Innovation Week em Lisboa (Portugal). É mentora do Founder Institute – nordeste virtual 2021, uma incubadora de negócios americana. Consultora e estrategista de Marketing e Branding. Fundadora da Desencaixa. Publicitária com quase 20 anos de experiência de mercado. Especialista pela FGV e mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFC. Além da Desencaixa, é docente da graduação e pós-graduação, já tendo capacitados quase cinco mil estudantes ao longo de quase 15 anos de docência. Possui cursos em Wharton (Pensilvânia, EUA) e na Laje (Ana Couto Branding – Rio de Janeiro -Brasil). Foi gestora do departamento da Pós-Unifor Lato Sensu e Educação Continuada.
Christian Aquino Avesque
Graduado em Psicologia Organizaional e mestre em Administração de Empresas pela Unifor. Atualmente, é professor dos cursos de graduação da Unichristus e Faculdade CDL e dos MBAs e especialização da FAP Juazeiro, Unichristus, Unifanor e Faculdade CDL. É sócio proprietário da Result Asessoria e Consultoria em Varejo e consultor Ad Hoc da BZK Consultoria Empresarial. Assessor de diretoria das empresas: Record Máquinas e Equipamentos, GK Fashion, Take a Nap, Perfumaria Moreira, BWS, Mauy, Clinica Qorpo, Hospital Menino de Jesus. Tem experiência na área de comportamento do consumidor, promoção de vendas e merchandising, consultoria em marketing e comunicação mercadológica.
Denio Igor Silva de Pontes
Cofundador da LogInov Consultoria e da Pesse Carga. Coordenador do grupo de pesquisa em transporte e logística – GELTRAN. Professor da Escola de Negócios Faculdade CDL. Professor Visitante da ULCO Université de Dunquerque. Graduado em Ciência Econômicas, mestre em Economia do Setor Público (UFC-CAEN). Tem licenciatura em Matemática (UECE). Mestre em Gestão Estratégia e Logística (Aix-Marseille Université, França) e doutor em Logística (Centro de Pesquisa em Transporte e Logística – CretLog, Aix-Marseille Université, França).
Fauber Diogo
Economista com MBA em Gestão da Qualidade e Eng. da Produção e pós-graduando em Varejo Físico e Online. Tem certificação em Neurociências (PUCRS) e extensão em Business Intelligence (HSM University). Experiência profissional em Integração de canais físicos e digitais do varejo; Implantação de departamentos comerciais e de marketing; CRM – Customer Relationship Management e segmentação de clientes; Gestão baseada em dados e indicadores de desempenho. Professor de pós-graduação na Faculdade de Gestão e Negócios. Treinamentos in company: Gestão do time de vendas baseada em dados; Clusters de clientes; dentre outros. Finalista por três anos consecutivos do Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria.
Monique Paixão
Copywriter e expert em vendas on-line de produtos físicos e digitais. Hoje está a frente da sua própria agência que atua 100% on-line com clientes e colaboradores em todo o País.
Wesley Matos
Bacharel em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Esporte e MBA em Gestão Empresarial. Proprietário da Ergos Sport & Spa, coordenador técnico da Stark Assessoria Esportiva e ex-atleta da seleção brasileira de triathlon.
Randal Glauber Santos Mesquita
Contador, especialista em Controladoria, em Educação Financeira e em Varejo e Serviços. Mestre em Administração de Empresas, professor do ensino superior e sócio da Result Consultoria em Varejo e Serviços.
No 1º módulo, a nutricionista Amanda Carrilho ensina, de forma didática, como você poderá colocar em prática os protocolos em tempos de Covid-19.
No 2º módulo, o educador físico Wesley Matos detalha como aplicar as medidas sanitárias necessárias nos serviços de saúde e beleza.
No 3º módulo, o publicitário Biriba do Vale explica como você pode apresentar seu produto ou serviço de uma forma “humanizada”.
No 4º módulo, o professor Christian Avesque compartilha os fatores determinantes no comportamento do consumidor digital.
No 5º módulo, a professora de Logística e Sustentabilidade Ana Rita Pinheiro ensina a organizar e planejar vendas, além de mensurar estoques.
No 6º módulo, Bruno Leitão, especialista em estratégias de Marketing, Vendas e Inovação, apresenta apps que farão a diferença no seu negócio.
No 7º módulo, Céu Studart, fundadora da Desencaixa, ensina como desenvolver o nome do seu negócio numa marca para ter mais clientes.
No 8º módulo, a especialista em vendas on-line Monique Paixão propõe um plano de ação para você alcançar metas reais.
No 9º módulo, o professor Igor Pontes explica os requisitos para um bom delivery e ajuda o empreendedor a decidir sobre terceirizá-lo ou não.
No 10º módulo, o economista Fauber Diogo ensina alguns indicadores de desempenho para você calcular se o seu negócio é rentável.
Cuidar para crescer. Acesse nossos e-books
Entenda a Resolução RDC n°216/2004, que rege as boas práticas, higiene e segurança dos alimentos.
Saiba como demonstrar confiança e fidelizar seus clientes nos serviços de beleza e saúde.
Confira dicas para impulsionar seus produtos ou serviços nas plataformas digitais e vender mais.
Hoje em dia, o cliente é um “comprador armado até os dentes”. Saiba como influenciar o público!
O primeiro passo é conhecer a demanda e o perfil do cliente. Isso é essencial para calcular quantidades e prazos.
Aprenda a usar aplicativos e redes sociais a favor do seu serviço ou produto. Isso é transformação digital!
Saiba como agregar à sua marca valores como credibilidade, experiência, propósito, qualidade etc.
Conheça métodos para você organizar a rotina ideal trabalhando em home office, com objetivos bem definidos.
Aprenda a avaliar o desempenho do serviço de delivery e tornar seu serviço mais assertivo e sem perdas.
Entenda como mensurar a rentabilidade do seu negócio a partir de resultados de lucros e custos.
Leia a versão impressa digital
Marketing digital: como impulsionar seu pequeno negócio. Para a conversa, a jornalista Paula Lima recebe virtualmente Céu Studart, consultora e Fundadora da Desencaixa Branding, e Marilia Marinho, administradora.
Pandemia: novas relações com o cliente e protocolos sanitários. Para conversar sobre o tema, a jornalista Paula Lima recebe a nutricionista Amanda Carrilho e Christian Avesque, professor universitário e consultor empresarial.
Home office: o pequeno negócio nesta modalidade. Para conversar sobre o tema, a jornalista Paula Lima recebe Franzé Gomes, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, e o psicólogo Felipe Meira Marques.
A jornalista Paula Lima recebe virtualmente Bruno Leitão, especialista em marketing e professor da Faculdade CDL, e Luciana Valente, fundadora da Susclo, brechó online, para uma troca de experiências entre teoria e prática.
A jornalista Paula Lima recebe Amanda Carrilho, nutricionista, e Zélia Costa, proprietária do Maria Bonita Delivery, para debater como colocar em prática os protocolos sanitários exigidos pela pandemia.
A jornalista Paula Lima recebe virtualmente Monique Paixão, copywriter e estrategista em vendas on-line, e Luísa Guerra, diretora e idealizadora da Fábrica de Sonhos, para conversar sobre os desafios de trabalhar de casa e motivar equipes a distância.
A fundadora da Desencaixa, Céu Studart, enumera as ferramentas de marketing digital para impulsionar os resultados de pequenos negócios.
O consultor empresarial Christian Avesque discute os novos protocolos sanitários na pandemia e a sua importância na fidelização de clientes.
O desembargador de trabalho Francisco José Gomes da Silva dialoga sobre os aspectos trabalhistas ligados ao home office do pequeno negócio.
LUCIANA DUMMAR
ANDRÉ AVELINO DE AZEVEDO
MARCOS TARDIN
RAYMUNDO NETTO
ANDREA ARAUJO
CHICO MARINHO
AURELINO FREITAS
FABRÍCIA GOIS
EMANUELA FERNANDES
ISABEL VALE
VIVIANE PEREIRA
MARISA FERREIRA
JOEL LIMA
ISABELA MARQUES
VALÉRIA XAVIER
TACI MORAIS
AMANDA ARAÚJO
DANIELE NOGUEIRA