Este curso tem por objetivo discutir temas importantes para se pensar um design em conexão aos problemas da atualidade, fomentando a reflexão, inovação e valorização de um design com compromisso com o desenvolvimento sustentável, responsável, político e a serviço da vida, a fim de conectá-lo aos problemas da atualidade na produção de soluções criativas e inovadoras.

O curso é composto por 5 módulos, que são a base do Centro de Design do Ceará, a saber: a decolonialidade, a política, a ecoeficiência e os processos regenerativos.

0
HORAS
0
Módulos
0 %
on-line

Inscrições encerradas!

ESTE CURSO É INDICADO PARA VOCÊ

Que deseja compreender o design na perspectiva do desenvolvimento sustentável, responsável e a serviço da vida.

Profissional que quer conectar os problemas da atualidade na produção de soluções criativas e inovadoras.

Estudante ou simplesmente um apaixonado pelo campo do design, você também faz parte do nosso público!

Benefícios de fazer o curso

  • Desenvolver um pensamento crítico sobre padrões, conceitos e perspectivas impostos por modelos que não fazem parte da sua realidade;

  • Ajudar a refletir se o que você consome e/ou produz está alinhado a um design que é includente ou excludente;

  • Te ajudar a propor a redução do consumo e/ou utilização de materiais, promovendo a reutilização e reciclagem deles;

  • Te ajudar a repensar e redesenhar a sua produção e/ou consumo de design de forma mais integrada e benéfica com a natureza.

Entenda mais sobre o curso!

Você já fez a sua inscrição no curso?

Quer desbloquear seu potencial criativo e transformar suas ideias em realidade? Então nosso curso é perfeito para você!

O que você aprenderá

Design sustentável

Compreender o design na perspectiva do desenvolvimento sustentável, responsável e a serviço da vida a fim de conectá-lo aos problemas da atualidade na produção de soluções criativas e inovadoras.

Conceito e relevância da decolonialidade

Os múltiplos entendimentos do que é design político. Fundamentos do design regenerativo. Fundamentos e características de uma economia circular e as características de um modelo de negócios circular.

Design socialmente inclusivo

Apresentar e demonstrar a abrangência, bem como a pensar e dialogar a respeito do que vem a ser um design político, desenvolvendo o pensamento crítico a respeito do design e da política no cotidiano. A concepção de um design político deve estar ligada a uma reflexão que mostre que o design pode promover pequenas rupturas sociais.

Módulo 1 - Introdução ao Design Contemporâneo

Te convida a conhecer, de modo introdutório, os quatro temas que serão aprofundados no curso e que são importantes na contemporaneidade, a saber: a decolonialidade, o design político, a ecoeficiência e os processos regenerativos.

Módulo 2 - Reflexões sobre design, decolonialidade e diversidade

Com o objetivo de dar elementos para que os designers sejam capazes de questionar os saberes e os fazeres que constituem suas práticas, no sentido de afinar suas percepções e ações quanto a um pensamento colonizador que segue sendo reproduzido pelos seus processos.

Módulo 3 - Design e Política no cotidiano

Nos convida a pensar e dialogar a respeito do que vem a ser um design político, caminhando por um trajeto que discute o design e a política, ou melhor, as relações entre o design e a política e a ação política.

Módulo 4 - Fundamentos para um design regenerativo

Traz uma abordagem regenerativa buscando não apenas rever- ter a degradação ambiental, mas tornar o design uma força positiva, com a capacidade de restaurar, renovar e revitalizar. A proposta é que existem possibilidades de desenhar sistemas humanos que possam coexistir de forma integrada e benéfica com a natureza, gerando resiliência, prosperidade e abundância no longo prazo.

Módulo 5 - Economia Circular e Design

Com o objeto de desenvolver competências que permitam a reflexão e compreensão do papel do design no atual modelo econômico, apresentando conceitos, princípios e abordagens do design para a sustentabilidade alinhados aos princípios da economia circular.

PARCERIA E CONFIABILIDADE DE GRANDES INSTITUIÇÕES


PARA VOCÊ

100% GRATUITO

Vem com a Fundação Demócrito Rocha!

Não deixe passar essa oportunidade!

Inscreva-se

Fale com nossa equipe para mais informações.

Vem se qualificar com a gente!

Universidade Aberta do Nordeste (Uane) em parceria com o Centro de Design do Ceará KUYA promove o curso O Design a partir do pensamento contemporâneo: inovação a serviço da vida, que tem por objetivo discutir temas importantes para se pensar um design em conexão aos problemas da atualidade, fomentando a reflexão, inovação e valorização de um design com compromisso com o desenvolvimento sustentável, responsável, político e a serviço da vida

Receba as novidades da FDR

Faça seu cadastro na nossa newsletter

Nos comprometemos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.

PERGUNTAS
FREQUENTES

Os cursos da Uane são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.

Qual o período de duração dos cursos?

Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.

Como faço para receber notícias dos novos cursos da Uane?

As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.

Como faço para sugerir novos cursos para a Uane?

Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br

Cursos Livres
(85) 991231327 (WhatsApp)
cursolivre@fdr.org.br

Encontre-nos nas redes sociais!

Copyright  ©