Este curso tem por objetivo discutir temas importantes para se pensar um design em conexão aos problemas da atualidade, fomentando a reflexão, inovação e valorização de um design com compromisso com o desenvolvimento sustentável, responsável, político e a serviço da vida, a fim de conectá-lo aos problemas da atualidade na produção de soluções criativas e inovadoras.
O curso é composto por 5 módulos, que são a base do Centro de Design do Ceará, a saber: introdução ao design contemporâneo, a decolonialidade, a política, a ecoeficiência e os processos regenerativos.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Desenvolver um pensamento crítico sobre padrões, conceitos e perspectivas impostos por modelos que não fazem parte da sua realidade;
Ajudar a refletir se o que você consome e/ou produz está alinhado a um design que é includente ou excludente;
Te ajudar a propor a redução do consumo e/ou utilização de materiais, promovendo a reutilização e reciclagem deles;
Te ajudar a repensar e redesenhar a sua produção e/ou consumo de design de forma mais integrada e benéfica com a natureza.
90 dias de acesso gratuito a:
Reportagens & Colunistas;
Filmes & Séries;
Podcasts & Web Stories.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Compreender o design na perspectiva do desenvolvimento sustentável, responsável e a serviço da vida a fim de conectá-lo aos problemas da atualidade na produção de soluções criativas e inovadoras.
Os múltiplos entendimentos do que é design político. Fundamentos do design regenerativo. Fundamentos e características de uma economia circular e as características de um modelo de negócios circular.
Apresentar e demonstrar a abrangência, bem como a pensar e dialogar a respeito do que vem a ser um design político, desenvolvendo o pensamento crítico a respeito do design e da política no cotidiano. A concepção de um design político deve estar ligada a uma reflexão que mostre que o design pode promover pequenas rupturas sociais.
Te convida a conhecer, de modo introdutório, os quatro temas que serão aprofundados no curso e que são importantes na contemporaneidade, a saber: a decolonialidade, o design político, a ecoeficiência e os processos regenerativos.
Com o objetivo de dar elementos para que os designers sejam capazes de questionar os saberes e os fazeres que constituem suas práticas, no sentido de afinar suas percepções e ações quanto a um pensamento colonizador que segue sendo reproduzido pelos seus processos.
Nos convida a pensar e dialogar a respeito do que vem a ser um design político, caminhando por um trajeto que discute o design e a política, ou melhor, as relações entre o design e a política e a ação política.
Traz uma abordagem regenerativa buscando não apenas rever- ter a degradação ambiental, mas tornar o design uma força positiva, com a capacidade de restaurar, renovar e revitalizar. A proposta é que existem possibilidades de desenhar sistemas humanos que possam coexistir de forma integrada e benéfica com a natureza, gerando resiliência, prosperidade e abundância no longo prazo.
Com o objeto de desenvolver competências que permitam a reflexão e compreensão do papel do design no atual modelo econômico, apresentando conceitos, princípios e abordagens do design para a sustentabilidade alinhados aos princípios da economia circular.
A Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR) tem expertise de 40 anos na oferta de cursos de extensão, técnicos e livres, com elevado conceito junto à sociedade, trazendo consigo um substancial acervo de tecnologia e conhecimento. Caracteriza-se como uma experiência de educação aberta, de democratização do saber, onde todos podem ingressar utilizando mídias integradas – fascículos, programas de televisão e radiofônicos (videoaulas e radioaulas) e o ambiente virtual (conteúdo extra, podcasts, midioteca, vídeos, provas, certificados), além de outros recursos, com comunicação síncrona e assíncrona.
KUYA - Centro de Design do Ceará é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - RECE, com gestão em parceria do Instituto Mirante de Cultura e Arte. É um espaço de promoção, reflexão, formação, inovação, valorização, produção e expansão das fronteiras do Design, conversando com diferentes setores da sociedade de forma coletiva e colaborativa, trocando ideias, experiências e possibilidades para a produção de um design decolonial, regenerativo, ecoeficiente e político.
Fale com nossa equipe para mais informações.
A Universidade Aberta do Nordeste (Uane) em parceria com o Centro de Design do Ceará KUYA promove o curso O Design a partir do pensamento contemporâneo: inovação a serviço da vida, que tem por objetivo discutir temas importantes para se pensar um design em conexão aos problemas da atualidade, fomentando a reflexão, inovação e valorização de um design com compromisso com o desenvolvimento sustentável, responsável, político e a serviço da vida
Nos comprometemos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.
Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.
Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.
As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - https://cursos.fdr.org.br/); em nossa página dos cursos no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br/uane/cursos), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha), no LinkedIn (Fundação Demócrito Rocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.
Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br