Este curso, realizado pela Fundação Demócrito Rocha em parceria com o Instituto Palavra Aberta e a Fundação Vanzolini, aprofunda a discussão sobre o cenário jornalístico-midiático na era digital. São abordadas as práticas contemporâneas de linguagem, além dos fenômenos de produção, circulação e distribuição de informação e opinião nesse contexto.
O curso também visa ampliar o letramento midiático dos participantes, promovendo possibilidades de mediação e desenvolvimento de práticas educativas. Essas ações são voltadas para a Educação Básica, com enfoque no trato ético e crítico da informação e da opinião, considerando as aprendizagens previstas na BNCC.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Desenvolvimento de Letramento Midiático
Aprenda a interpretar, analisar e avaliar criticamente informações e conteúdos midiáticos, fortalecendo a capacidade de consumir informação de maneira ética e consciente;
Alinhamento com a BNCC
Obter ferramentas para trabalhar competências relacionadas à leitura crítica de informações, como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Educação Tecnológica;
Atualização Profissional
Atualizar-se sobre as mudanças no campo jornalístico-midiático, como novas formas de produção, circulação e consumo de informação na era digital.
90 dias de acesso gratuito a:
Reportagens & Colunistas;
Filmes & Séries;
Podcasts & Web Stories.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Aborda os princípios fundamentais do direito à comunicação e da liberdade de expressão, destacando como esses direitos são essenciais para o fortalecimento de uma sociedade democrática. Além disso, enfatiza a relevância da educação midiática como ferramenta indispensável para promover o acesso, a compreensão e o uso responsável das mídias nesse contexto.
Examina as novas formas de consumo de informação na era digital e as transformações na distribuição de conteúdos, abordando como as mídias sociais e plataformas digitais alteraram a dinâmica do jornalismo. O curso também discute o papel fundamental do jornalismo na formação da opinião pública, a importância da imparcialidade e da ética jornalística.
Explora as estratégias de publicidade utilizadas para engajar o público com as marcas, analisando os novos formatos de marketing digital, como o marketing de influência e os anúncios em mídias sociais. Além disso, destaca a importância da educação midiática para capacitar o público a fazer escolhas de consumo mais conscientes e críticas em relação às mensagens publicitárias.
Somos a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), um segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à educação. Com mais de 40 anos de experiência na produção e oferta de cursos a distância de grande valor para a sociedade, trazemos um vasto acervo de tecnologia e conhecimento.
Nos comprometemos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.
Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.
Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.
As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - https://cursos.fdr.org.br/); em nossa página dos cursos no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br/uane/cursos), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha), no LinkedIn (Fundação Demócrito Rocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.
Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br