O curso Formação de Mediadores de Educação para o Patrimônio é uma iniciativa que busca descentralizar as ações formativas, ampliando sua oferta para todos os distritos culturais.
Além disso, visa promover uma formação em cultura de maneira mais ampla e inclusiva, articulando parcerias com diversas instituições e agentes sociais, como OSCs, coletivos, associações, academias e escolas públicas municipais. O curso também estimula o desenvolvimento de ações em espaços e equipamentos públicos, fortalecendo a atuação colaborativa e o acesso à educação patrimonial em diferentes territórios.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Compreensão Ampla do Conceito de Patrimônio
Os alunos terão uma visão completa sobre o que é patrimônio, entendendo suas diferentes dimensões — cultural, natural e imaterial —, além de sua relevância histórica e social;
Capacitação para Atuação em Intervenções Urbanas
O curso oferece ferramentas práticas para a elaboração de projetos de intervenção em cidades, possibilitando ações que preservem e promovam o patrimônio local de forma sustentável;
Conscientização sobre Patrimônio Imaterial
A diversidade das celebrações e os saberes de diferentes culturas são explorados, ampliando a visão sobre a riqueza do patrimônio imaterial e sua preservação;
Diferencial Profissional
Destaque-se como um(a) profissional preparado(a) para promover mudanças positivas na sociedade.
90 dias de acesso gratuito a:
Reportagens & Colunistas;
Filmes & Séries;
Podcasts & Web Stories.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Explorar as possibilidades e o potencial de conscientizar a população sobre os seus conceitos; e aprofundamento do conhecimento a partir do seu contexto sociocultural e ambiental de seu entorno. Além de propostas de inclusão através do acesso à informação e do diálogo.
Expandir para todos os distritos culturais a oferta de formação em cultura, articulando outras instituições e agentes sociais, estimulando ações em espaços e equipamentos públicos. E também alguns exemplos de celebrações, ressaltando a diversidade cultural que elas representam.
A xilogravura, usada inicialmente para estampar tecidos e depois aplicada ao papel, remonta ao século VIII com orações budistas impressas no Japão. Esse tipo de arte, além de sua relevância histórica, oferece um ponto de reflexão sobre as conexões entre patrimônio cultural, memória social e identidades culturais, destacando o impacto significativo que a atividade turística pode ter sobre o patrimônio cultural.
Afinal, o que é patrimônio?: conceitos e suas trajetórias.
- Antonio Gilberto Ramos Nogueira
Design, cidades e patrimônio.
- Robledo Duarte e Robledo Duarte
É pau, é pedra…: o patrimônio natural.
- Lana Luiza M.F. Sales e Cristina Holanda.
Arte e patrimônio.
- Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra
Saberes e formas de expressão: patrimônios de todos nós.
- Rosilene Melo
A diversidade das “celebrações”: nosso patrimônio imaterial.
- Emmanuel Bastos de M. Lopes
Os “lugares” e sua dimensão imaterial.
- Aterlane Martins
Museus e patrimônio.
Yazid Jorge Guimarães Costa
Políticas públicas: preservação do patrimônio brasileiro.
- Átila Tolentino
Turismo e Patrimônio.
- Carla Vieira
Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (PARTE I).
- Graciele Siqueira
Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (PARTE II).
- Adson Rodrigo S. Pinheiro
Somos a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), um segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à educação. Com mais de 40 anos de experiência na produção e oferta de cursos a distância de grande valor para a sociedade, trazemos um vasto acervo de tecnologia e conhecimento.
Nos comprometemos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.
Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.
Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.
As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - https://cursos.fdr.org.br/); em nossa página dos cursos no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br/uane/cursos), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha), no LinkedIn (Fundação Demócrito Rocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.
Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br