Devido à exclusão e discriminação enfrentadas por grupos sociais marginalizados, o Brasil implementou políticas de combate à discriminação e promoção da equidade, alinhadas aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 Investimentos na inclusão, por meio de legislações e ações afirmativas, têm sido feitos desde o final do século XX. A educação formal destaca-se como fundamental para promover o respeito à diversidade, exigindo formação contínua de professores e agentes escolares. 

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ESTE CURSO É INDICADO PARA VOCÊ

Para você professor e professora da educação básica.

Diretores(as), Coordenadores(as), Supervisores(as) pedagógicos(as), Educadores em geral.

Interessados(as) que buscam ampliar suas habilidades e conhecimentos.

Benefícios de fazer o curso

  • Desenvolvimento de Habilidades
    Adquira habilidades práticas para criar um ambiente escolar inclusivo para todas as pessoas;

  • Alinhamento com Políticas Educacionais
    Compreenda e alinhe suas práticas educacionais com as políticas de combate à discriminação e promoção da equidade;

  • Atendimento às Demandas Sociais
    Esteja preparado para atender às demandas e pronto para contribuir por uma educação mais inclusiva e equitativa;

  • Diferencial Profissional
    Destaque-se como um(a) profissional preparado(a) para promover mudanças positivas dentro das instituições educacionais.

O que você aprenderá

Direitos humanos
para quem?

Neste curso você aprenderá como aplicar uma abordagem multicultural na educação, que se destaca devido a diversidade presente na escola, e entender as ações afirmativas e como lidar inclusivamente com os diferentes grupos na escola, sendo fundamental para promover um ambiente educacional equitativo.

A educação das relações étnico-raciais na escola

Entender como abordar as relações étnico-raciais na escola, conhecer a cultura africana e indígena para promover diversidade e incluir conteúdos relacionados na grade curricular são passos essenciais para promover igualdade e valorizar a diversidade cultural.

Estatuto da pessoa com deficiência e inclusão escolar​

Compreender a diversidade como um fenômeno sócio-histórico e os princípios da inclusão escolar, além de identificar as barreiras que dificultam a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, é importante ampliar o conhecimento sobre os serviços, recursos e apoios que promovem o desenvolvimento pleno dessas pessoas.

Módulos e CONTEUDISTAS

Módulo 1 - Direitos humanos para quem?
Profª Drª Milena Braz

  • Direitos Humanos Para Quem?
     Identidade, diferença e discriminação como construções sociais;
  • Diferença, identidade e discriminação como um problema/solução pedagógica e curricular;
  • A diversidade como geradora de conflitos na sociedade e na escola;
  • Ações afirmativas e equidade na escola
  • A educação das relações étnico-raciais
  • Assimetrias de gênero;
  • Pessoas com deficiência e inclusão escolar.

Módulo 2 - A educação das relações étnico-raciais na escola
Prof. Aurélio Nestor

  • História e cultura Afro-Brasileira e Africana;
  • Fundamentos da educação das relações Étnico-Raciais;
  • Práticas pedagógicas antirracistas.

M3 - Gênero e equidade na escola
Profª Drª Nazaré Soares

  • Conceituações básicas sobre promoção de igualdade e equidade;
  • A questão da desigualdade de gênero e o papel da escola na redução das assimetrias de gênero;
  • O que é equidade de gênero na escola e concepções para o ensino e formação humana.

M4 - As comunidades LGBTQIAP+ vão à escola
Prof. Dr. Thiago Menezes

  • Diferença e singularidade;
  • Experiências de gênero e direitos das comunidades LGBTQIAP+
  • Desafios de acolhimento na escola;
  • Diretrizes orientadoras para uma ética do acolhimento.

M5 - Estatuto da pessoa com deficiência e o desafio da inclusão escolar
Profª Ms. Francisca Sueli Farias Nunes e Profª Drª Francisca Geny Lustosa

  • A perspectiva inclusiva na educação especial;
  • Um pouco do passado para entender o presente e transformar o futuro;
  • Desafio da Inclusão Escolar;
  • O que é, a quem se destina e qual o papel da educação especial na perspectiva inclusiva?
  • Fatores que apoiam a efetivação da educação inclusiva.


PARA VOCÊ

Total R$ 126,00
Até 5x R$ 25,20
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PERGUNTAS
FREQUENTES

Os cursos da Uane são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.

Qual o período de duração dos cursos?

Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.

Como faço para receber notícias dos novos cursos da Uane?

As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.

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