Devido à exclusão e discriminação enfrentadas por grupos sociais marginalizados, o Brasil implementou políticas de combate à discriminação e promoção da equidade, alinhadas aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Investimentos na inclusão, por meio de legislações e ações afirmativas, têm sido feitos desde o final do século XX. A educação formal destaca-se como fundamental para promover o respeito à diversidade, exigindo formação contínua de professores e agentes escolares.
Seja impulsionado e impulsione-se a fazer a diferença com nosso e-book totalmente gratuito!
Desenvolvimento de Habilidades
Adquira habilidades práticas para criar um ambiente escolar inclusivo para todas as pessoas;
Alinhamento com Políticas Educacionais
Compreenda e alinhe suas práticas educacionais com as políticas de combate à discriminação e promoção da equidade;
Atendimento às Demandas Sociais
Esteja preparado para atender às demandas e pronto para contribuir por uma educação mais inclusiva e equitativa;
Diferencial Profissional
Destaque-se como um(a) profissional preparado(a) para promover mudanças positivas dentro das instituições educacionais.
90 dias de acesso gratuito a:
Reportagens & Colunistas;
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Podcasts & Web Stories.
Neste curso você aprenderá como aplicar uma abordagem multicultural na educação, que se destaca devido a diversidade presente na escola, e entender as ações afirmativas e como lidar inclusivamente com os diferentes grupos na escola, sendo fundamental para promover um ambiente educacional equitativo.
Entender como abordar as relações étnico-raciais na escola, conhecer a cultura africana e indígena para promover diversidade e incluir conteúdos relacionados na grade curricular são passos essenciais para promover igualdade e valorizar a diversidade cultural.
Compreender a diversidade como um fenômeno sócio-histórico e os princípios da inclusão escolar, além de identificar as barreiras que dificultam a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, é importante ampliar o conhecimento sobre os serviços, recursos e apoios que promovem o desenvolvimento pleno dessas pessoas.
Profª Drª Milena Braz
Doutora em Sociologia pela UFC (2011). Mestre em Sociologia pela UFC (2005). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UAB/UECE (2019). Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS (2022). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (2000). Graduada em Tecnologia em Gestão Públicas pela UNINASSAU (2023). Professora do Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (Mestrado Acadêmico PPGAPP) da UFC. Professora do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da UFC. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável - LEADERS/UFC. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociedade, Gestão e Políticas Públicas; Políticas educacionais; Políticas de inclusão social.Prof. Aurélio Nestor
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (PPGAPP/UFC). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP/UFC), do Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas (NUMAPP/UFC) e do Grupo de Estudos e Ações Paulo Freire (GEAPF/UFC). Possui experiência na área de Educação, Políticas Públicas e Ações Afirmativas.Profª Drª Maria de Nazaré
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) em exercício no Departamento de Estudos Interdisciplinares. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do CNPQ, atualmente coordena um projeto de pesquisa aplicada fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), através do Edital 08/2018, sobre Modelagem e Gestão de Negócios Cooperativos, em parceria com o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE). Professora Pesquisadora do Projeto Contexto "Plataforma Educação Marco Zero: A questão do gênero e da educação emancipatória para uma política pública da educação no Ceará (PROJETO Nº CSO?LA/2016/379/687), financiado pela ONG internacional We World em parceria com a ONG cearense ESPLAR e operacionalizado via Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Doutora e Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC - PPAC). Especialista Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mentora e formadora em modelagem de negócios inovadores do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) e membro da Comissão de Empreendedorismo e Inovação do CRA-CE (CMEI). Professora da Rede Academia ICE (Instituto Cidadania Empresarial). Membro do Núcleo de Estudos em Gênero, Idade e Família (NEGIF) da Universidade Federal do Ceará. Parecerista ad hoc de periódicos como a Revista Gestão Organizacional e o Canadian Journal of Administrative Sciences. Apresenta experiência na área de planejamento e estratégia na gestão pública, políticas públicas e terceiro setor, perfazendo dez anos de atuação e pesquisa no âmbito das interfaces de gestão pública e terceiro setor (associações, cooperativas, organizações da sociedade civil e grupos produtivos informais). Apresenta um portifólio de publicações em periódicos nacionais e internacionais de impacto Qualis A e B, abrangendo os temas dos estudos organizacionais, terceiro setor, gênero e diversidade, empreendedorismo e inovação social, negócios de impacto, estratégia e sustentabilidade, economia social e solidária.Prof. Dr. Thiago Menezes
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2021); graduado em Direito pela UFC (2009), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Stela Maris (2016); e mestre em Comunicação pela UFC (2013). Atualmente é pesquisador voluntário da UFC, pelo pelo Núcleo de Estudos sobre Drogas (Nuced). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetivação de crianças e adolescentes, adolescência institucionalizada, crianças em dissidência/queer, direito de crianças e adolescentes e relações com drogas.Profª Ms. Sueli Nunes
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2018); Especialista em Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado (UFC) e em Alfabetização de Crianças (UECE); Graduada em Pedagogia (UVA).Membro do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores da UFC (site: www.proinclusao.ufc.br; Instagran @proinclusao_ufc). Área Profissional: Atualmente, exerce a função de professora do curso de Pedagogia da Faculdade Cearense e da rede municipal de Fortaleza; Possui experiência na área da educação pública e privada, com ênfase em Educação Especial, Educação Inclusiva, Leitura e Escrita, Formação de Professores e Gestão Pública e Privada. Área de Interesse: Educação Especial; Educação Inclusiva; Educação Infantil; Leitura e Escrita; Formação de Professores.Profª Drª Geny Lustosa
Pós-doutora pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ/PROPEd), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003), Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (1999), Professora do Programa de Pós-graduação em educação na Linha de Desenvolvimento e Linguagem da Criança,(PPGE/UFC) e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, ministra as disciplinas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Práticas de Ensino em Educação Inclusiva e Letramento e Alfabetização. Tem experiência na área de Educação e Práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, inclusão, Processos de aprendizagem, Deficiência intelectual, Autismo e Altas Habilidades/Superdotação. É Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores (www.proinclusao.ufc.br). Consultora do Instituto Nacional para Educação Especial de Angola (Ministério de Educação de Angola, 2008-2010 e 2020-2022) Pesquisadora-membro da Assoclação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIPe). Consultora da UNESCO/MEC - ano de 2022 (PROJETO 914BRZ1060/PRODUTOPROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL).Somos a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), um segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à educação. Com mais de 40 anos de experiência na produção e oferta de cursos a distância de grande valor para a sociedade, trazemos um vasto acervo de tecnologia e conhecimento.
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Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.
Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.
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