Os diferentes esportes e as atividades físicas são elementos essenciais em nossa sociedade, refletindo e reforçando, muitas vezes, desigualdades sociais, estereótipos de gênero e preconceitos. Uma pesquisa global recente realizada por Dove e Nike revela que, em todo o mundo, 45% das meninas entre 11 e 17 anos abandonam a prática esportiva devido à baixa confiança com o próprio corpo, um número que é duas vezes maior do que entre os meninos. No Brasil, essa taxa é de 34%. Este dado alarmante destaca a necessidade urgente de abordar essas questões dentro do contexto esportivo, especialmente durante a puberdade, uma fase crítica para o desenvolvimento da autoestima e da confiança corporal das meninas.
Assim, o “Esporte Delas: empoderamento, inclusão e permanência de meninas e mulheres no esporte” surge como uma resposta a esses desafios. O projeto busca estimular a reflexão da sociedade sobre o direito das mulheres ao esporte, além de destacar os benefícios do esporte e da atividade física não apenas para a saúde, mas também para o empoderamento e desenvolvimento de habilidades.
Ao longo de seis módulos, os participantes do curso são convidados a mergulhar em diversas perspectivas do esporte. Desde uma análise histórica com Aira Bonfim até estratégias práticas de inclusão e igualdade de gênero discutidas por especialistas como Carolina Moraes e Jane Moura.
Abordando temas como inclusão e espaços seguros, igualdade de gênero na educação física com Liana Rocha, e a experiência de Aline Silva, atleta olímpica, o curso culmina em um módulo integrativo focado em políticas públicas, liderança feminina e promoção de políticas de diversidade com Daiany Saldanha. Essa jornada educativa é uma experiência transformadora, ampliando o entendimento e a atuação no esporte praticado por meninas e mulheres.
O curso de extensão “Esporte Delas – Empoderamento, inclusão e permanência de meninas e mulheres no esporte ”, com carga horária total de 70 horas, se estrutura em torno de temas gerais articulados em torno do debate sobre a legislação e política na participação das mulheres no esporte, a representação do corpo feminino e estereótipos no esporte, carreiras esportivas das mulheres, entre outros. Disponibilizado de forma gratuita na modalidade de ensino à distância (EaD), o curso está estruturado em seis módulos, contemplando fascículos digitais, videoaulas e radioaulas, com emissão de certificado pela UECE, UANE/FDR para os aprovados.
MÓDULO 1 – A história das mulheres no esporte
Este módulo explorará a evolução histórica da participação das mulheres no esporte, desde os primeiros envolvimentos registrados até as realizações recentes de atletas mulheres. Discutiremos as lutas e desafios enfrentados pelas mulheres na busca pela igualdade no esporte, bem como suas conquistas significativas. Tópicos: introdução à história das mulheres no esporte; as primeiras mulheres no esporte; desafios e conquistas significativas das mulheres no esporte; impacto da legislação e política na participação das mulheres no esporte; estudo de caso: atletas notáveis e suas histórias; perspectivas futuras para as mulheres no esporte.
MÓDULO 2 – O esporte como espelho da sociedade: corpo feminino e estereótipos
Este módulo abordará a maneira como o esporte reflete as percepções e atitudes da sociedade em relação ao corpo feminino e os estereótipos associados. Discutiremos as maneiras pelas quais essas percepções e estereótipos têm impacto na participação meninas e mulheres no esporte e nas experiências das atletas. Tópicos: introdução à representação do corpo feminino e estereótipos no esporte; influência da sociedade e mídia na imagem corporal feminina no esporte; consequências dos estereótipos de gênero na participação de meninas e mulheres no esporte; estudo de caso: corpo feminino, estereótipos e inclusão de mulheres trans no esporte de alto rendimento; estratégias para combater estereótipos de gênero no esporte.
MÓDULO 3 – Promoção de programas seguros e inclusivos
Este módulo proporcionará uma compreensão profunda de como promover programas esportivos que sejam seguros e inclusivos para as mulheres. Será explorado estratégias para desenvolver, implementar e avaliar programas que abordem as barreiras e desafios específicos enfrentados pelas mulheres no esporte. Tópicos: conceitos fundamentais de programas seguros e inclusivos no esporte; identificação e superação de barreiras à participação de meninas e mulheres no esporte; estratégias para a criação de ambientes esportivos seguros e inclusivos para as meninas e mulheres; habilidades para a vida adquiridas por meio do esporte e sua conexão com segurança e inclusão; estudo de caso: programas esportivos inclusivos e seguros bem-sucedidos no Brasil.
MÓDULO 4 – Como trabalhar a igualdade de gênero na educação física escolar
Este módulo se concentrará em estratégias para promover a igualdade de gênero na educação física escolar. Será discutida a importância de práticas inclusivas na educação física e fornecidas estratégias práticas para implementar essas práticas nas aulas de educação física. Tópicos: introdução à igualdade de gênero na educação física escolar; a importância de práticas inclusivas na educação física escolar; estratégias práticas para promover a igualdade de gênero na educação física escolar; estudo de caso: superando barreiras de gênero em um ambiente de educação física escolar; desafios e soluções para a promoção da igualdade de gênero na educação física escolar.
MÓDULO 5 – Mulheres na carreira esportiva
Neste módulo serão abordadas as carreiras esportivas das mulheres, tanto a perspectiva das atletas quanto a dos profissionais de esporte. Serão discutidos os desafios e oportunidades únicos que as mulheres enfrentam em suas carreiras esportivas e as estratégias para apoiá- las. Tópicos: introdução às carreiras esportivas das mulheres, desafios e oportunidades únicos para as mulheres nas carreiras esportivas; perspectivas profissionais no esporte para mulheres; estudo de caso: carreiras esportivas bem-sucedidas de mulheres; estratégias de apoio para mulheres em carreiras esportivas.
MÓDULO 6 – Boas práticas de fortalecimento de meninas e mulheres por meio do esporte
Este módulo, ao sintetizar e consolidar os temas abordados nos módulos anteriores, fornecerá uma compreensão holística da importância do esporte para promover a igualdade de gênero e o fortalecimento de mulheres e meninas. Os participantes terão a oportunidade de revisar e refletir sobre as diversas formas como o esporte pode contribuir para estes objetivos, desde a criação de espaços seguros até a conscientização sobre questões de gênero. Um estudo de caso integrado destacará como esses temas se intersectam na prática. Tópicos: revisão e reflexão sobre os conceitos e temas abordados nos módulos anteriores; o papel do esporte como estratégia de fortalecimento de meninas e mulheres: conexões com os Objetivos Globais da ONU; engajando homens e meninos nas questões de gênero: uma abordagem inclusiva; formação de alianças e parcerias para ampliar o impacto das iniciativas esportivas voltadas à igualdade de gênero, estudo de caso integrado: iniciativas bem-sucedidas de empoderamento e igualdade de gênero no esporte que abrangem os temas discutidos ao longo do curso.
MÓDULO 1 – A história das mulheres no esporte
Aira Bonfim
Graduada em Artes pela Unicamp e Mestre em História, Política e Bens Culturais pela FGV, Aira atuou como técnica pesquisadora no Museu do Futebol entre 2011 e 2018. Atua como consultora e produtora para entidades culturais e de preservação do patrimônio, bem como no diálogo entre as pesquisas e a universidade, entidades esportivas e as redes populares de articulação e protagonismo no futebol. É co-curadora das exposições “Rainhas de Copas” (2023), “Contra-Ataque! As mulheres do futebol” (2019), pelo Museu do Futebol, 2019; e “Pioneiras” (2021), Granja Comary-CBF. Coordenadora e coautora da publicação infanto- juvenil “Histórias da Copa América Feminina”, Conmebol, 2022.
MÓDULO 2 – O esporte como espelho da sociedade: corpo feminino e estereótipos
Carolina Farias Moraes
Socióloga, mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Coordenou as Redes: Brasileira de Futebol e Cultura e Rede Paulista de Futebol de Rua. Realiza pesquisas e publicações com as temáticas: futebol, cultura, gênero e torcidas organizadas. Atua em iniciativas de formação, mobilização e produção. Atualmente é líder de pesquisa e projetos na Mais Impacto e realiza orientações de pesquisas de mestrado para a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais.
MÓDULO 3 – Promoção de programas seguros e inclusivos
Jane Moura
Licenciada em Educação Física e mestre em Sociologia na área de pesquisa “Gênero, Sexualidade e Política”, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Co-fundadora e presidenta da Empodera – Transformação Social Pelo Esporte, uma organização que atua para promover os direitos das meninas e das mulheres a partir do esporte, Jane se dedica para desenvolver programas esportivos seguros e inclusivos para meninas no Brasil.
MÓDULO 4 – Como trabalhar a igualdade de gênero na educação física escolar
Liana Lima Rocha
Professora de Educação Física Efetiva na rede estadual do Ceará (2010). Doutora em Educação Brasileira Universidade Federal do Ceará (UFC) (2023). Mestra em Educação Brasileira UFC (2017). Graduada em Educação Física UFC(2009). Integrante do Grupo Saberes em Ação. Linhas de pesquisa/estudo: Educação Física Escolar; Práticas Corporais de Aventura; Gênero.
MÓDULO 5 – Mulheres na carreira esportiva
Aline Silva
Atleta Olímpica da Rio2016 e Tóquio 2020, única medalhista em mundial do Brasil no Wrestling, fundadora da Empodera e primeira mulher negra vice-presidente da Confederação Brasileira de Wrestling. Aline Silva foi criada por sua mãe Lídia, uma mulher negra que teve que ser mãe solo. Através da oportunidade de praticar esporte, Aline se formou na faculdade com pós-graduação, fala inglês fluente e é empreendedora há cinco anos com o projeto Empodera, que objetiva dar oportunidade para que outras meninas também sejam o que elas escolherem ser.
MÓDULO 6 – Boas práticas de fortalecimento de meninas e mulheres por meio do esporte
Daiany França Saldanha
Profissional de Educação Física, especialista em negócios esportivos, mestra em Mudança Social e Participação Política pela EACH-USP, Fundadora do Instituto Esporte Mais e do Líderes Esportivos. Em 2022, foi uma das três brasileiras vencedoras da competição mundial Alumni Engagement Innovation Fund (AEIF) e em 2021 foi uma dos 18 brasileiros eleitos para o programa Jovens Líderes das Américas (YLAI), ambos promovidos pelo governo dos Estados Unidos. Organizadora do livro “Projetos Sociais para Crianças e Adolescentes” e autora de capítulos e artigos sobre esporte para o desenvolvimento, competências socioemocionais e projetos sociais.
Daiany França Saldanha
Profissional de Educação Física, especialista em negócios esportivos, mestra em Mudança Social e Participação Política pela EACH-USP, Fundadora do Instituto Esporte Mais e do Líderes Esportivos. Em 2022, foi uma das três brasileiras vencedoras da competição mundial Alumni Engagement Innovation Fund (AEIF) e em 2021 foi uma dos 18 brasileiros eleitos para o programa Jovens Líderes das Américas (YLAI), ambos promovidos pelo governo dos Estados Unidos. Organizadora do livro “Projetos Sociais para Crianças e Adolescentes” e autora de capítulos e artigos sobre esporte para o desenvolvimento, competências socioemocionais e projetos sociais.
O webinar realizado no dia 22 de fevereiro foi um sucesso! Falamos sobre políticas públicas, gestão, carreira e ações práticas para a inclusão de meninas e mulheres no esporte. Assista ao evento completo no link abaixo!