SOBRE O CURSO

Os diferentes esportes e as atividades físicas são elementos essenciais em nossa sociedade, refletindo e reforçando, muitas vezes, desigualdades sociais, estereótipos de gênero e preconceitos. Uma pesquisa global recente realizada por Dove e Nike revela que, em todo o mundo, 45% das meninas entre 11 e 17 anos abandonam a prática esportiva devido à baixa confiança com o próprio corpo, um número que é duas vezes maior do que entre os meninos. No Brasil, essa taxa é de 34%. Este dado alarmante destaca a necessidade urgente de abordar essas questões dentro do contexto esportivo, especialmente durante a puberdade, uma fase crítica para o desenvolvimento da autoestima e da confiança corporal das meninas.

Assim, o “Esporte Delas: empoderamento, inclusão e permanência de meninas e mulheres no esporte” surge como uma resposta a esses desafios. O projeto busca estimular a reflexão da sociedade sobre o direito das mulheres ao esporte, além de destacar os benefícios do esporte e da atividade física não apenas para a saúde, mas também para o empoderamento e desenvolvimento de habilidades. 

Ao longo de seis módulos, os participantes do curso são convidados a mergulhar em diversas perspectivas do esporte. Desde uma análise histórica com Aira Bonfim até estratégias práticas de inclusão e igualdade de gênero discutidas por especialistas como Carolina Moraes e Jane Moura.
Abordando temas como inclusão e espaços seguros, igualdade de gênero na educação física com Liana Rocha, e a experiência de Aline Silva, atleta olímpica, o curso culmina em um módulo integrativo focado em políticas públicas, liderança feminina e promoção de políticas de diversidade com Daiany Saldanha. Essa jornada educativa é uma experiência transformadora, ampliando o entendimento e a atuação no esporte praticado por meninas e mulheres.

WEBINAR

O webinar realizado no dia 22 de fevereiro foi um sucesso! Falamos sobre políticas públicas, gestão, carreira e ações práticas para a inclusão de meninas e mulheres no esporte. Assista ao evento completo no link abaixo!

LIVES

WEBDOC

Patrócinio

Apoio

Realização