A Fundação Demócrito Rocha (FDR) nos seus 37 anos de existência sempre celebrou o aniversário de Fortaleza, cidade que acolhe a sua sede, assim como a promoveu, buscou-lhe sentidos e significados, resgatou e difundiu seu patrimônio material e imaterial, provocou debates sobre os seus problemas, assim como apoiou os seus sucessos.
Não poderia deixar de fazê-lo agora, quando a cidade, em seus 295 anos, passa por um estado de pandemia, na qual a reinvenção, a criatividade, a resistência, a solidariedade e uma boa dose de paciência se fazem mais do que necessários.
É quando a SAUDADE rima com a CIDADE, que a FDR, em parceria com a SecultFOR, neste aniversário lança 2 presentes: o álbum Fortaleza Ilustrada e o documentário A Fortaleza da Cultura.
[…] Outra vez o silêncio e passos cautelosos…
E ainda bebendo as derradeiras notas da última canção
Fortaleza sorria…
Sânzio de Azevedo
Como de costume nos projetos coordenados pela FDR, procuramos agrupar destacados artistas de extensa trajetória a artistas neófitos, contudo talentosos, alguns que, inclusive, estrearam agora nesta publicação, não nos restringindo a grupos específicos e contribuindo para a maior pluralidade e diversidade de participação e de vozes.
A inspiração da obra veio da publicação Rosario Ilustrada: guía literaria de la ciudad (2004), uma realização da Secretaría de Cultura y Educación de Rosário, organizada por Martin Pietro e Nora Avaro, que reunia textos escritos entre 1901 e 2004, e cujo cenário de fundo era a cidade de Rosário, a terceira mais populosa da Argentina, localizada próxima a Buenos Aires.
Todos os colaboradores desta obra foram elencados um a um durante a pandemia de 2020. Foi nessa atípica ambiência que os 86 artistas que compõem este álbum nos disponibilizaram as suas criações.
Daí o slogan, mais que oportuno, de nossa campanha: “Quando a SAUDADE rima com a CIDADE: Fortaleza 295 anos.”
“Saudade” é a palavra do momento. Saudade dos abraços, dos sorrisos, da convivência, de quem partiu, de estar na rua, de caminhar sem medo ou reservas, saudade da cidade.
Nosso álbum Fortaleza Ilustrada é um convite para que todos possam cumprir esse roteiro de saudade e de beleza, percorrendo, por meio do olhar desses artistas, seja pelas imagens ou pelos textos repletos de memórias, afetos e mesmo de ficções, os caminhos dessa cidade que nos abriga, nos acolhe, nos reconhece e abraça.
Parabéns, Fortaleza. E resista: vai passar!
Esta publicação é parte integrante do projeto Formação de Mediadores de Educação Patrimonial, em decorrência do Termo de Fomento celebrado entre a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SecultFOR), sob o nº 02/2019.
O documentário em média-metragem A Fortaleza da Cultura (35 min), iniciativa da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SecultFOR), se une ao Álbum Fortaleza Ilustrada na celebração dos 295 anos da cidade de Fortaleza (13 de abril de 2021).
O doc tem como objetivo apresentar ao público as experiências coletivas criativas e criadoras existentes na cidade, despertando a reflexão e o debate sobre a cidade e seu campo e diversidade cultural, o nosso repertório urbano, a preservação de nossas identidades, as manifestações tradicionais populares, em especial, nos bairros da periferia, “os mais ricos espaços de criação de modos de vida e de experimentação estética”. (Fortaleza 2040).
Nele, convidamos alguns representantes da resistência de nossa cultura, riqueza transmitida de geração a geração, para nos apresentar o que fazem, como fazem e o que sentem, e a sua história, de onde veio e para aonde vai: mestre Zé Pio (Boi Ceará)/Barra do Ceará, mestre Kiliano (reisado Nossa Senhora de Fátima) /Barra do Ceará, Bruno Perdigão (Bloco Carnavalesco Luxo da Aldeia)/Mercado dos Pinhões, Zé Testinha (quadrilha Zé Testinha)/Vila União, Edmar Freitas (quadrilhas juninas)/Messejana), mestre Lula e mestra Karla (Capoeiristas da Associação Zumbi Capoeira)/Granja Portugal e Raimundo Praxedes e Janaína Baobá (Maracatu Nação Baobá)/Bela Vista.
Esperamos que apreciem, curtam e compartilhem essas histórias d’ A Fortaleza da Cultura.
Este documentário é parte integrante do projeto Estratégias de Cultura e Arte para o futuro: capacitação de agentes culturais, em decorrência do Termo de Fomento celebrado entre a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SecultFOR), sob o nº 02/2020.