Como de costume nos projetos coordenados pela FDR, procuramos agrupar destacados artistas de extensa trajetória a artistas neófitos, contudo talentosos, alguns que, inclusive, estrearam agora nesta publicação, não nos restringindo a grupos específicos e contribuindo para a maior pluralidade e diversidade de participação e de vozes.
A inspiração da obra veio da publicação Rosario Ilustrada: guía literaria de la ciudad (2004), uma realização da Secretaría de Cultura y Educación de Rosário, organizada por Martin Pietro e Nora Avaro, que reunia textos escritos entre 1901 e 2004, e cujo cenário de fundo era a cidade de Rosário, a terceira mais populosa da Argentina, localizada próxima a Buenos Aires.
Todos os colaboradores desta obra foram elencados um a um durante a pandemia de 2020. Foi nessa atípica ambiência que os 86 artistas que compõem este álbum nos disponibilizaram as suas criações.
Daí o slogan, mais que oportuno, de nossa campanha: “Quando a SAUDADE rima com a CIDADE: Fortaleza 295 anos.”
“Saudade” é a palavra do momento. Saudade dos abraços, dos sorrisos, da convivência, de quem partiu, de estar na rua, de caminhar sem medo ou reservas, saudade da cidade.
Nosso álbum Fortaleza Ilustrada é um convite para que todos possam cumprir esse roteiro de saudade e de beleza, percorrendo, por meio do olhar desses artistas, seja pelas imagens ou pelos textos repletos de memórias, afetos e mesmo de ficções, os caminhos dessa cidade que nos abriga, nos acolhe, nos reconhece e abraça.
Parabéns, Fortaleza. E resista: vai passar!