Ricardo Catunda
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, com pós-doutorado em Educação para a Saúde pelo Centro de Estudos de Educação e Promoção da Saúde da mesma instituição. Mestre em Educação e Saúde pela Universidade de Fortaleza (Unifor); licenciado em Educação Física; professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece); líder do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE) e conselheiro membro fundador e presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
7 a 11/9
Módulo 1 – Princípios da Prática Esportiva Inclusiva
Autor: Ricardo Catunda
14 a 18/9
Módulo 2 – Prática esportiva para pessoas com deficiência: legislação, normas e fiscalização no Brasil
Autor: Wellington Gomes Feitosa
21 a 25/9
Módulo 3 – O profissional de Educação Física como agente de inclusão pelo esporte
Autores: Carla Samya Nogueira Falcão e David Xavier dos Santos
28/9 a 2/10
Módulo 4 – Atividade física versus esportes de alto rendimento: aplicabilidade para pessoas com deficiência
Autores: Adriano César Carneiro Loureiro e Daniel Nogueira Godinho
5 a 9/10
Módulo 5 – Esporte adaptado como ferramenta para o protagonismo e transformação social
Autor: Mário Antônio de Moura Simim
12 a 16/10
Módulo 6 – Práticas inclusivas na escola: atribuições da educação física
Autores: Ana Luisa Batista Santos, José Jander Teixeira de Oliveira e Matheus Pontes Lopes
19 a 23/10
Módulo 7 – Educação inclusiva para o esporte: modelos de ensino e estratégias pedagógicas
Autores: José Airton de Freitas Pontes Júnior e Lívia Marques Quixadá
26 a 30/10
Módulo 8 – Identificação e enfrentamento das barreiras físicas e culturais para a acessibilidade
Autores: Helvio Feliciano Moreira e Regina Helena Tahim Souza Neiva
2 a 6/11
Módulo 9 – Tecnologia Assistiva para a inclusão e autonomia da pessoa com deficiência
Autores: Ruth da Silva Lima, Ana Lúcia Silva Farias, Anaxágoras Maia Girão e Izabeli Sales Matos
9 a 13/11
Módulo 10 – Políticas públicas para inclusão e educação pelo esporte
Autores: Celina Sousa Gontijo e Bernardo Luiz Brahim Cortez
16 a 20/11
Módulo 11 – Fundamentos da ação do gestor de esporte para a educação inclusiva
Autor: Felipe J. Aidar
23 a 27/11
Módulo 12 – Estudo de casos: apresentação e análise de casos de sucesso no esporte inclusivo
Autor: Felipe Nogueira Catunda
Adriano César Carneiro Loureiro
Doutor em Biologia e Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Profissional de Educação Física formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Membro da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro.
Ana Lúcia Silva Farias
Especialista em Literatura Brasileira. Graduada em Letras/Português-Literatura pela UECE. Cursando especialização em Neuropsicopedagogia. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – AEE e formação de professores. Professora de Língua Portuguesa na Rede Particular de Ensino. Possui conhecimento em Libras e em Braille.
Ana Luisa Batista Santos
Mestra em Saúde Coletiva (Uece) e em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com graduação sanduíche na Indiana University (IN), nos Estados Unidos. Professora do Instituto Federal do Maranhão. Coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade do Vale do Jaguaribe.
Anaxágoras Maia Girão
Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Arquitetura de Computadores. Professor pesquisador do IFCE Campus Fortaleza. Coordena o Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (LAPADA), que tem foco no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas voltadas a pessoas cegas. Entre os produtos desenvolvidos na área estão o mouse braille (Portáctil), a cella braille aumentada para alfabetização em braille (EdukBraille), a reglete digital, o flanelógrafo braille e a impressora braille. É também diretor presidente do Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação.
Bernardo Luiz Brahim Cortez
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Fisioterapia pelo Uniaraxá. Especialista pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Fisioterapia Respiratória e em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (Grupo IBRA). Especialista em Treinamento Esportivo com ênfase em Voleibol (UNICLAR). Professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE).
Carla Samya Nogueira Falcão
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); especialista em Gestão em Saúde pela UNILAB; especialista em Orientação e Mobilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e profissional de Educação Física formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Membro da Comissão de Esportes do Cref5, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE) e do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado (GEFDA/UFC). Treinadora da equipe de Vôlei Sentado da Associação D’Eficiência Superando Limites (ADESUL).
Celina Sousa Gontijo
Licenciada e bacharela em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão, Orientação, Inspeção e ADM) pelo Instituto Alfa. Foi coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (2009-2018) e é interlocutora da parceria estabelecida para execução dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG (2007-2021). Também atuou como interlocutora da parceria com o Instituto Península / Programa Impulsiona para formação continuada de professores de Educação Física e no Instituto Superação/Basquete nas Escolas (2016-2021). Foi curadora de Educação a Distância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação – FNDE (2018-2020) e é membro do Conselho Estadual do Desporto (2003 -2021).
David Xavier dos Santos
Pós-graduado em Educação Física Adaptada à Inclusão pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e graduado em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, é técnico da seleção brasileira de futebol em cadeira de rodas motorizadas e da equipe de futebol de 5 ADESUL (Associação D’Eficiência Superando Limites).
Felipe J. Aidar
Doutor e mestre em Ciência do Desporte pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (Portugal). Pós-doutorado em Treinamento de Força pela Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal e em Bioquímica e Imunologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Profissional de Educação Física. Graduado em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário do Triângulo. Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenador dos cursos de Halterofilismo Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro. Técnico de Halterofilismo Paralímpico, com atletas em nível internacional e paralímpico.
Felipe Nogueira Catunda
Especialista em Fisiologia do Exercício Físico (UECE). Graduado em Educação Física (licenciatura/bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Presidente/Fundador – Associação D’ Eficiência Superando Limites (ADESUL). Gestor da Rede Estadual de Ensino (SEDUC). Técnico Atletismo Nível II pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Diretor da entidade responsável pelo Futebol de Amputados Brasileiro (ABDF). Conselheiro do CREF5 e membro da Comissão de Esporte do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado (GEFDA/UFC).
Helvio Feliciano Moreira
Especialista em Esportes Adaptados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor de Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.
Izabeli Sales Matos
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Profissional de Educação Física formada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Ceará (UFC); em Formação de Professores na Área da Deficiência Visual pela Sociedade de Assistência aos Cegos; em Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); e em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Associação de Cegos do Estado do Ceará (ACEC), no AEE e Orientação e Mobilidade. Docente do curso de Especialização em Orientação e Mobilidade do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), e do curso de Especialização em Orientação e Mobilidade pela Faculdade ALPHA (Recife – PE).
José Airton de Freitas Pontes Junior
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho (Portugal) e pós-doutorado em Educação, linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao curso Licenciatura em Educação Física, ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Grupo IMPA/CNPq). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Tem desenvolvido estudos e pesquisas em Avaliação Educacional.
José Jander Teixeira de Oliveira
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação (Uece). Especialista em Educação Física no Ensino Básico. Licenciado pleno em Educação Física e em Dança. Professor da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Pesquisador do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE).
Lívia Marques Quixadá
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cursando Especialização em Educação Física Escolar (UECE). Professora pesquisadora integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE). Atuação em escolas nos níveis infantil e fundamental com Educação Física e com ensino de karatê. Possui pesquisas e trabalhos apresentados em eventos na área de Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde.
Mário Antônio de Moura Simim
Doutor em Ciências do Esporte (UFMG), mestre em Educação Física (UFTM), especialista em Esportes e atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência (UFJF) e graduado em Educação Física (Uni-BH). Professor adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC), auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Futebol para Amputados, membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira/CPB e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Física e Desporto Adaptado (GEFDA/UFC).
Matheus Pontes Lopes
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Educação Básica. Integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE).
Regina Helena Tahim Souza Neiva
Servidora pública estadual da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (SPS). Mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Americana. Graduada em Administração pela Unifor. Atualmente, dirige o Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (CEPID).
Ricardo Catunda
Doutor em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa. Pós-doutorado em Educação para a Saúde pelo Centro de Estudos de Educação e Promoção da Saúde da mesma instituição. Mestre em Educação e Saúde pela Universidade de Fortaleza (Unifor); licenciado em Educação Física; professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE); líder do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE); conselheiro membro fundador e presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
Ruth da Silva Lima
Profissional de Educação Física formada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Física para Grupos Especiais pela Faculdade do Nordeste. Especialista em Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas em AEE pela Faculdade do Maciço de Baturité. Professora efetiva do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. Técnica de Bocha Paralímpica da ADESUL. Técnica em Orientação e Mobilidade.
Wellington Gomes Feitosa
Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com tese sobre Desempenho biomecânico e fisiológico de nadadores paralímpicos. Mestre em Ciências do Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com Revalidação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); especialista em Fisiologia e biomecânica dos movimentos, Ensino de Educação Física e em Personal Training. Licenciado pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Experiência na área de educação formal (escolas) e não formal (academias, clubes, etc.). Trabalha na Universidade Estadual do Ceará (UECE), na qual ministra disciplinas como Natação, Musculação, Biomecânica e Voleibol.
Welton Daniel Nogueira Godinho
Doutorando em Ciências Fisiológicas e mestre em Ciências Fisiológicas (ISCB/UECE). Especialista em Treinamento de Força (Uece) e em Fisiologia e Biomecânica do Exercício (FIC). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), filiado ao American College of Sport Medicine (ACSM), professor celetista da Faculdade do Vale do Jaguaribe e auxiliar do Centro Universitário Unifanor. Também é membro da Comissão de Saúde do Cref5. Possui linha de pesquisa em doenças neurodegenerativas e fisiologia do exercício e treinamento de força, e é autor de um livro e de artigos relacionados aos referidos temas.