O curso Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio, é uma ação que visa a descentralização de ações formativas, expandindo para todos os distritos culturais a oferta de formação em cultura, articulando outras instituições e agentes sociais, como OSCs, coletivos, associações, academias, escolas públicas municipais, estimulando ações em espaços e equipamentos públicos.
Explorar as possibilidades e o potencial de conscientizar a população sobre os seus conceitos; e aprofundamento do conhecimento a partir do seu contexto sociocultural e ambiental de seu entorno.
Propostas de inclusão através do acesso à informação e do diálogo.
Expandir para todos os distritos culturais a oferta de formação em cultura, articulando outras instituições e agentes sociais, estimulando ações em espaços e equipamentos públicos.
Expressão artística milenar, utilizada na Antiguidade para a estamparia de tecidos e, em seguida, usada no papel. Os testemunhos mais antigos de xilogravura em papel datam do século VIII, são orações budistas impressas no Japão.
Alguns exemplos de celebrações, ressaltando a diversidade cultural que elas representam.
Refletir sobre as ligações entre o patrimônio cultural, a memória social, as identidades culturais e uma das atividades econômicas cujo potencial de impacto sobre o patrimônio cultural é bastante relevante: a atividade turística.
Citamos algumas áreas específicas mas o curso se aplica a quem tem interesse.
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Afinal, o que é patrimônio?: conceitos e suas trajetórias.
- Antonio Gilberto Ramos Nogueira
Design, cidades e patrimônio.
- Robledo Duarte e Robledo Duarte
É pau, é pedra…: o patrimônio natural.
- Lana Luiza M.F. Sales e Cristina Holanda.
Arte e patrimônio.
- Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra
Saberes e formas de expressão: patrimônios de todos nós.
- Rosilene Melo
A diversidade das “celebrações”: nosso patrimônio imaterial.
- Emmanuel Bastos de M. Lopes
Os “lugares” e sua dimensão imaterial.
- Aterlane Martins
Museus e patrimônio.
Yazid Jorge Guimarães Costa
Políticas públicas: preservação do patrimônio brasileiro.
- Átila Tolentino
Turismo e Patrimônio.
- Carla Vieira
Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (PARTE I).
- Graciele Siqueira
Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (PARTE II).
- Adson Rodrigo S. Pinheiro
Este curso é uma ação que visa a descentralização de ações formativas, expandindo para todos os distritos culturais a oferta de formação em cultura, articulando outras instituições e agentes sociais, como OSCs, coletivos, associações, academias, escolas públicas municipais, estimulando ações em espaços e equipamentos públicos.
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Tem duração de 120 dias corridos para acesso do aluno.
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