Apresentação

O modo como olhamos para a cidade constitui uma experiência subjetiva, que nos conduz à construção de memórias, imaginários e afetos muito particulares. Para dar conta de uma cartografia afetiva sobre Nossos Bairros e nossa Fortaleza nos inspiramos no clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha, para fazer o desenho de cada uma das regionais da Capital. Falamos sobre a terra, o homem e a luta.

A cidade moderna se desdobra em usos criativos do espaço, é sobre a Terra. A arquitetura, as características geográficas, quem nos leva por esses percursos é quem ocupa e mora ali. Nas páginas sobre o homem damos voz às lideranças, aos moradores mais antigos, aos apaixonados pelo próprio bairro. Ao falar de luta,  mostramos como os bairros se sustentam economicamente. Quais os comércios locais, quais os bons negócios, o que fazem os moradores para gerar emprego e renda na região.

Uma cidade existe na arte de inventar o cotidiano, trançando nós de memórias e de solidariedade, desenhando mapas afetivos e redes de conexão nas expressões de identidades pessoais.

Numa abordagem jornalística-etnográfica não convencional, realizada no contexto subjetivo das narrativas urbanas que permite o entendimento da cidade em sua diversidade percorremos as 12 Regionais de Fortaleza. O passeio é encantador!

Encontros nas Regionais

O projeto Nossos Bairros, Nossa Fortaleza promoveu encontros nas 12 regionais para debater o empreendedorismo. Comandados pelo professor Randal Mesquita, os eventos foram todos GRATUITOS e abertos à toda população. Nos 12 encontros reunimos 639 pessoas. A conversa partiu dos cinco pontos principais do empreendedorismo. Os tópicos que são definidores do sucesso ou fracasso de um negócio. Randal também ouviu os desafios dos empreendedores da região e conduziu a conversa com orientações e mapeamento de oportunidades para diferentes segmentos. A ideia de encontrar potencialidades e caminhos para deixar cada regional em suas particularidades mais próspera e produtiva foi um sucesso.

Facilitador

Randal Glauber Santos Mesquita, Contador, MBA em Controladoria, Mestrado em Administração de Empresas, Consultor especialista em finanças para varejo e serviços, Professor especialista em Educação Financeira, Sócio da Result Consultoria em Varejo e Serviços

 

Lives

Programas de TV

Cadernos

Leia a versão impressa digital

Livro

Parceria

Apoio