Novos
Talentos

O curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo, realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com O POVO, tem o objetivo de propiciar formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

CONFIRA ABAIXO MAIS INFORMAÇÕES.

SELEÇÃO ON-LINE

Prova ON-LINE


- A entrada dos candidatos na Sala do Meet será liberada às 13h30;
- A prova de Língua portuguesa e Conhecimentos gerais estará disponível às 14h do dia 29 de julho de 2022;
- O uso de um microcomputador ou notebook com câmera é fundamental;
(o uso do celular impossibilita a utilização da câmera, por isso, microcomputador ou notebook é indispensável).
- Teremos fiscais na sala virtual;
- Não será permitido pesquisar durante a prova;
- Solicitaremos um documento com foto antes do início da prova on-line;
- Sem o uso de câmera o candidato será desclassificado;
- Duração da prova on-line: 1h30min. Início: 14h.

Para acessar a sala do meet clique no botão abaixo. 

 

ACESSAR SALA

MAIS INFORMAÇÕES

O curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo, da Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO, tem o objetivo de propiciar formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Durante o período do curso os alunos assistem às aulas e têm contato com as redações do jornal impresso e digital, das mídias sociais e da rádio, produzindo material jornalístico adequado a esses meios. No decorrer do treinamento, os estudantes também participam de aulas teóricas com profissionais do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha (FDR).

O curso Novos Talentos exige que o estudante continue frequentando as aulas em sua faculdade, por isso, somente serão aceitas inscrições de estudantes de cursos de Jornalismo localizados na cidade de Fortaleza.

Além da oportunidade de aprender em um curso de uma instituição com experiência vasta no ensino, a FDR, o estudante terá acesso à assinatura digital do O POVO no período do treinamento e certificação do curso pela FDR e O POVO. Para ter direito ao certificado, o estudante terá de cumprir frequência mínima de 75% e ter nota mínima de 6,0 em todas as atividades e disciplinas de que participar durante o curso. A frequência mínima de 75% e a nota mínima de 6,0 é exigida, separadamente, em cada uma das editorias, aulas, oficinas, palestras e outras atividades relativas ao curso.

Atenção: a seleção será on-line

Acompanhe este portal para ficar por dentro do cronograma e divulgação da seleção.

Contato: novostalentos@fdr.org.br

AS PROVAS E A ENTREVISTA COM A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS SERÃO REALIZADAS REMOTAMENTE

1. A prova de Redação selecionará 50 estudantes (os que obtiverem as melhores notas), que serão convocados para realizar a prova de Língua Portuguesa e Atualidades. Os 20 candidatos que obtiverem as melhores médias passarão à fase seguinte.

2. Os aprovados na fase anterior farão entrevista individual com a área de Recursos Humanos, com aproximadamente uma hora de duração. De acordo com a avaliação, até esta fase, serão chamados 12 estudantes para o Ciclo de Palestras.

3. Ao fim do Ciclo de Palestras, os participantes passarão por nova entrevista, quando serão selecionados até oito candidatos para realizar o curso completo.

4. Os participantes do curso terão instruções teóricas e vivência prática nas Redações. As instruções teóricas serão às segundas-feiras, das 8h às 12h. Quanto à prática na Redação, de terça-feira a sexta-feira, os participantes poderão escolher o período da manhã ou da tarde. Para fazer o curso, os estudantes terão de ter esses horários disponíveis.

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS ONLINE

1. O candidato deverá ter uma conta cadastrada no Google.

2. Dispor de computador ou notebook, com webcam e conexão à internet (não será possível fazer a prova com uso do celular).

3. Utilizar preferencialmente os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox nas versões mais recentes.

4. informações mais detalhadas serão enviadas, via e-mail, antes do dia marcado para as provas.

Contato: novostalentos@fdr.org.br

Fique atento a este portal para acompanhar o calendário.

  • Inscrições até 20/7/2022, às 12h. 
  • Prova de Redação: 22/7, às 14 horas. 
  • Prova de Língua Portuguesa e Atualidades: 29/7, às 14 horas. (Online)
  • Entrevista individual com a área de Recursos Humanos: entre os dias 3/8 e 12/8.
  • Ciclo de Palestras: 26/8 a 2/9 — das 8h às 12h.
  • Entrevista com os participantes do Ciclo de Palestras: 5/9/2022.
  • Período do curso: 6/9 a 6/12.

 

Contato: novostalentos@fdr.org.br

COLETÂNEA DE PROVAS DAS TURMAS ANTERIORES

O curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo, realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com O POVO, tem o objetivo de propiciar formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

A nossa equipe de pesquisa, após uma busca apurada no acervo do jornal O POVO, traz nesta seção as Provas realizadas nas edições anteriores do curso Novos Talentos de Jornalismo.

Optamos em manter as provas da maneira como foram publicadas em sua época.

Vem com a gente

Ciclo de Palestras

A primeira atividade do curso é o Ciclo de Palestras, no qual os estudantes têm a oportunidade de conversar com os diretores de Jornalismo, editores, repórteres, fotógrafos, colunistas, artistas gráficos e infografistas, tendo uma visão geral do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha.

5/5

Prática na Redação

Os estudantes terão convivência prática nas editorias do jornal impresso, online, rádio e mídias sociais. Nas editorias, acompanham o trabalho dos repórteres, participam de reuniões de pauta e produzem matérias (escrevem, entrevistam e cobrem assuntos), sob a orientação dos editores de cada núcleo.

5/5

Prática na Redação

Os estudantes terão convivência prática nas editorias do jornal impresso, online, rádio e mídias sociais. Nas editorias, acompanham o trabalho dos repórteres, participam de reuniões de pauta e produzem matérias (escrevem, entrevistam e cobrem assuntos), sob a orientação dos editores de cada núcleo.

5/5

O que vou aprender?

Redação e Método Jornalístico

Plínio Bortolotti
A partir de exemplos práticos, serão oferecidas orientações sobre como produzir um texto jornalístico: pauta, apuração, contextualização, redação, abertura, titulação e edição. Usando essas experiências, serão debatidas com os alunos as técnicas de entrevista e questões éticas com as quais se defrontarão no dia a dia da atividade jornalística.

Português Instrumental para Jornalistas

Daniela Nogueira
Estudo da língua portuguesa com foco na produção de textos jornalísticos, abordando também questões normativas da língua padrão e aspectos estruturais de gêneros textuais, principalmente de domínio profissional. O programa também inclui: coerência e coesão; qualidades e defeitos de um texto; dificuldades frequentes na escrita; crase; concordâncias nominal e verbal; regências verbal e nominal; Acordo Ortográfico vigente na Língua Portuguesa.

AS REDES SOCIAIS NO TRABALHO DO JORNALISTA

Glenna Cherice
Qual o potencial de cada rede social na hora de informar e como elas são medidores de temperatura para assuntos que estão repercutindo e ganhando relevância. O profissional que produz o conteúdo precisa entender como esse material vai ser apresentado nas mídias: é visual? é textual? é audiovisual? Quais são os formatos de postagens e quais os tipos mais usados no O POVO?

SEO NO JORNALISMO

Thadeu Braga
Estudo de algumas estratégias práticas de Search Engine Optimization (SEO) para aprender a escrever um texto para web que seja mais facilmente encontrado no Google. A importância do Google Trends para pesquisar sobre assuntos em alta nas redes sociais e outros meios. Como acompanhar em tempo real todas as matérias publicadas, por meio do Google Analytics.

INSTRUTORES

Plínio Bortolotti

Redação e Método Jornalístico
Coordenador do Curso Novos Talentos, é jornalista e integrante do Conselho Editorial do O POVO. No jornal já exerceu as atividades de repórter, editor e ombudsman por três mandatos. Mantém uma coluna no O POVO+, escreve artigo semanal para o impresso e participa dos programas Debates do Povo e Hora Política, na rádio O POVO/CBN. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por dois mandatos (2008/2011). Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-Fiam/SP) e especializado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniela Nogueira

Português Instrumental para Jornalistas
É jornalista do O POVO, revisora e tradutora de textos. É doutoranda em Linguística (PPGLIN/UFC), mestra em Estudos da Tradução (POET/UFC) e especialista em Formação de Tradutores (Uece). Além disso, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFC) e em Letras Português/Inglês (Uece). Está no O POVO desde o estágio, tendo atuado como repórter, editora de várias áreas e ombudsman por quatro mandatos (2014 e 2018-2020). É professora de inglês e português.

Thadeu Braga

SEO no Jornalismo
Graduou-se em Jornalismo no Centro Universitário UniFanor. Chegou ao O POVO em 2005 como estagiário supervisionado. Passou pelas editorias de Esportes, Cotidiano e pelo caderno Buchicho, no qual escreveu a coluna “Bolinha” por oito anos. Contratado em 2007, exerceu o cargo de repórter do portal O POVO até 2012, quando se tornou editor adjunto do portal. Participou de cursos presenc iais e online de SEO e desde 2021 é editor da Central de Audiência, esquadra responsável principalmente pelo tráfego do Google.

Glenna Cherice

As Redes Sociais e o Trabalho do Jornalista
Editora de mídias do O POVO e jornalista graduada pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). É pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Ease Brasil — Faculdade de Negócios.

INSTRUTORES

Plínio Bortolotti

Redação e Método Jornalístico

 

Coordenador do Curso Novos Talentos, é jornalista e integrante do Conselho Editorial do O POVO. No jornal já exerceu as atividades de repórter, editor e ombudsman por três mandatos. Mantém uma coluna no O POVO+, escreve artigo semanal para o impresso e participa dos programas Debates do Povo e Hora Política, na rádio O POVO/CBN. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por dois mandatos (2008/2011). Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-Fiam/SP) e especializado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniela Nogueira

Português Instrumental para Jornalistas

 

É jornalista do O POVO, revisora e tradutora de textos. É doutoranda em Linguística (PPGLIN/UFC), mestra em Estudos da Tradução (POET/UFC) e especialista em Formação de Tradutores (Uece). Além disso, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFC) e em Letras Português/Inglês (Uece). Está no O POVO desde o estágio, tendo atuado como repórter, editora de várias áreas e ombudsman por quatro mandatos (2014 e 2018-2020). É professora de inglês e português.

Thadeu Braga

SEO no Jornalismo

 

Graduou-se em Jornalismo no Centro Universitário UniFanor. Chegou ao O POVO em 2005 como estagiário supervisionado. Passou pelas editorias de Esportes, Cotidiano e pelo caderno Buchicho, no qual escreveu a coluna “Bolinha” por oito anos. Contratado em 2007, exerceu o cargo de repórter do portal O POVO até 2012, quando se tornou editor adjunto do portal. Participou de cursos presenc iais e online de SEO e desde 2021 é editor da Central de Audiência, esquadra responsável principalmente pelo tráfego do Google.

Glenna Cherice

As Redes Sociais e o Trabalho do Jornalista

 

Editora de mídias do O POVO e jornalista graduada pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). É pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Ease Brasil — Faculdade de Negócios.

Realização
Parceria