O curso para a 30ª turma está em andamento. Aguarde abertura de inscrições para a 31ª turma.

SELEÇÃO ON-LINE

Prova ON-LINE


- A entrada dos candidatos na Sala do Meet será liberada às 13h30;
- A prova de Língua portuguesa e Conhecimentos gerais estará disponível às 14h do dia 29 de julho de 2022;
- O uso de um microcomputador ou notebook com câmera é fundamental;
(o uso do celular impossibilita a utilização da câmera, por isso, microcomputador ou notebook é indispensável).
- Teremos fiscais na sala virtual;
- Não será permitido pesquisar durante a prova;
- Solicitaremos um documento com foto antes do início da prova on-line;
- Sem o uso de câmera o candidato será desclassificado;
- Duração da prova on-line: 1h30min. Início: 14h.

Para acessar a sala do meet clique no botão abaixo. 

 

ACESSAR SALA

Você só precisa

  • Ser estudante de Jornalismo

    Os candidatos devem estar cursando faculdade de Jornalismo.

  • Cursando a partir do 4º semestre

    O curso Novos Talentos exige que o estudante continue frequentando as aulas em sua faculdade.

  • Residir em Fortaleza

    Somente serão aceitas inscrições de estudantes de cursos de Jornalismo localizados na cidade de Fortaleza.

  • Já pensou em ser orientado por grandes profissionais do jornalismo antes mesmo de terminar a faculdade?

Mais informações

O curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo, da Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO, tem o objetivo de propiciar formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Durante o período do curso os alunos assistem às aulas e têm contato com as redações do jornal impresso e digital, das mídias sociais e da rádio, produzindo material jornalístico adequado a esses meios. No decorrer do treinamento, os estudantes também participam de aulas teóricas com profissionais do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha (FDR).

O curso Novos Talentos exige que o estudante continue frequentando as aulas em sua faculdade, por isso, somente serão aceitas inscrições de estudantes de cursos de Jornalismo localizados na cidade de Fortaleza, a partir do 4º semestre.

Além da oportunidade de aprender em um curso de uma instituição com experiência vasta no ensino, a FDR, o estudante terá acesso à assinatura digital do O POVO no período do treinamento e certificação do curso pela FDR e O POVO. Para ter direito ao certificado, o estudante terá de cumprir frequência mínima de 75% e ter nota mínima de 6,0 em todas as atividades e disciplinas de que participar durante o curso. A frequência mínima de 75% e a nota mínima de 6,0 é exigida, separadamente, em cada uma das editorias, aulas, oficinas, palestras e outras atividades relativas ao curso.

Atenção: a seleção será on-line

Acompanhe este portal para ficar por dentro do cronograma e divulgação da seleção.

Contato: novostalentos@fdr.org.br

AS PROVAS E A ENTREVISTA COM A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS SERÃO REALIZADAS REMOTAMENTE

1.0 A Prova de Redação será realizada on-line com monitoria. Será aberta uma sala no Google Meet, os estudantes inscritos devem comparecer no horário, de acordo com o calendário, apresentando um documento de identificação com foto.

1.1. A prova de redação selecionará 50 estudantes para  realizar a segunda fase, a Prova de Língua Portuguesa e Atualidades - seguindo o mesmo padrão de monitoria da fase anterior. Os 20 candidatos que obtiverem as melhores médias passarão à fase seguinte.

2. Os aprovados farão entrevista com a área de Recursos Humanos. De acordo com a avaliação, até esta fase, serão chamados 12 estudantes para o Ciclo de Palestras.

3. Ao fim do Ciclo de Palestras, os participantes passarão por nova entrevista, quando serão selecionados até oito candidatos para realizar o curso completo.

4. Os participantes do curso terão instruções teóricas e vivência prática nas Redações. As instruções teóricas serão às segundas-feiras, das 8h às 12h. Quanto à prática na Redação, de terça-feira a sexta-feira, os participantes poderão escolher o período da manhã ou da tarde. Para fazer o curso, os estudantes terão de ter esses horários disponíveis.

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS ONLINE

1. O candidato deverá ter uma conta cadastrada no Google.

2. Dispor de computador ou notebook, com webcam e conexão à internet (não será possível fazer a prova com uso do celular).

3. Utilizar preferencialmente os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox nas versões mais recentes.

4. informações mais detalhadas serão enviadas, via e-mail, antes do dia marcado para as provas.

Contato: novostalentos@fdr.org.br

  • Encerramento das inscrições: 30/01/2023
  • 1ª fase - Seleção Prova on-line de Redação: 02/02/2023
  • 2ª fase - Seleção - Se aplica aos estudantes classificados na 1ª fase)
    Prova on-line Língua Portuguesa e Atualidades: 10/02/2023
  • Divulgação dos 20 aprovados para a entrevista com o RH: 14/02/2023
  • Divulgação dos 12 estudantes que participarão do Ciclo de Palestras: 10/03/2023
  • Início ciclo de Palestras: 13/03 a 20/03/2023
  • Divulgação dos nomes dos oito estudantes selecionados para participar do curso: 22/03/2023
  • Período do curso:
  • Início 23/03/2023
  • Fim 23/06/2023

*Obs:

Todas as divulgações oficiais serão feitas nessa página (fdr.org.br/novostalentos)

Fique atento a este portal para acompanhar se houver alterações no calendário do curso.

Contato: novostalentos@fdr.org.br

Coletânea de provas das turmas anteriores

A nossa equipe de pesquisa, após uma busca apurada no acervo do jornal O POVO, traz nesta seção as Provas realizadas nas edições anteriores do curso Novos Talentos de Jornalismo.

Optamos em manter as provas da maneira como foram publicadas em sua época.

Vem com a gente

Ciclo de Palestras

A primeira atividade do curso é o Ciclo de Palestras, no qual os estudantes têm a oportunidade de conversar com os diretores de Jornalismo, editores, repórteres, fotógrafos, colunistas, artistas gráficos e infografistas, tendo uma visão geral do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha.

5/5

Prática na Redação

Os estudantes terão convivência prática nas editorias do jornal impresso, online, rádio e mídias sociais. Nas editorias, acompanham o trabalho dos repórteres, participam de reuniões de pauta e produzem matérias (escrevem, entrevistam e cobrem assuntos), sob a orientação dos editores de cada núcleo.

5/5

Prática na Redação

Os estudantes terão convivência prática nas editorias do jornal impresso, online, rádio e mídias sociais. Nas editorias, acompanham o trabalho dos repórteres, participam de reuniões de pauta e produzem matérias (escrevem, entrevistam e cobrem assuntos), sob a orientação dos editores de cada núcleo.

5/5

O que vou aprender?

Redação e Método Jornalístico

Plínio Bortolotti
A partir de exemplos práticos, serão oferecidas orientações sobre como produzir um texto jornalístico: pauta, apuração, contextualização, redação, abertura, titulação e edição. Usando essas experiências, serão debatidas com os alunos as técnicas de entrevista e questões éticas com as quais se defrontarão no dia a dia da atividade jornalística.

Português Instrumental para Jornalistas

Daniela Nogueira
Estudo da língua portuguesa com foco na produção de textos jornalísticos, abordando também questões normativas da língua padrão e aspectos estruturais de gêneros textuais, principalmente de domínio profissional. O programa também inclui: coerência e coesão; qualidades e defeitos de um texto; dificuldades frequentes na escrita; crase; concordâncias nominal e verbal; regências verbal e nominal; Acordo Ortográfico vigente na Língua Portuguesa.

As redes sociais no trabalho do jornalista

Glenna Cherice
Qual o potencial de cada rede social na hora de informar e como elas são medidores de temperatura para assuntos que estão repercutindo e ganhando relevância. O profissional que produz o conteúdo precisa entender como esse material vai ser apresentado nas mídias: é visual? é textual? é audiovisual? Quais são os formatos de postagens e quais os tipos mais usados no O POVO?

SEO no jornalismo

Thadeu Braga
Estudo de algumas estratégias práticas de Search Engine Optimization (SEO) para aprender a escrever um texto para web que seja mais facilmente encontrado no Google. A importância do Google Trends para pesquisar sobre assuntos em alta nas redes sociais e outros meios. Como acompanhar em tempo real todas as matérias publicadas, por meio do Google Analytics.

Instrutores

Plínio Bortolotti

Redação e Método Jornalístico
Coordenador do Curso Novos Talentos, é jornalista e integrante do Conselho Editorial do O POVO. No jornal já exerceu as atividades de repórter, editor e ombudsman por três mandatos. Mantém uma coluna no O POVO+, escreve artigo semanal para o impresso e participa dos programas Debates do Povo e Hora Política, na rádio O POVO/CBN. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por dois mandatos (2008/2011). Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-Fiam/SP) e especializado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniela Nogueira

Português Instrumental para Jornalistas
É jornalista do O POVO, revisora e tradutora de textos. É doutoranda em Linguística (PPGLIN/UFC), mestra em Estudos da Tradução (POET/UFC) e especialista em Formação de Tradutores (Uece). Além disso, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFC) e em Letras Português/Inglês (Uece). Está no O POVO desde o estágio, tendo atuado como repórter, editora de várias áreas e ombudsman por quatro mandatos (2014 e 2018-2020). É professora de inglês e português.

Thadeu Braga

SEO no Jornalismo
Graduou-se em Jornalismo no Centro Universitário UniFanor. Chegou ao O POVO em 2005 como estagiário supervisionado. Passou pelas editorias de Esportes, Cotidiano e pelo caderno Buchicho, no qual escreveu a coluna “Bolinha” por oito anos. Contratado em 2007, exerceu o cargo de repórter do portal O POVO até 2012, quando se tornou editor adjunto do portal. Participou de cursos presenc iais e online de SEO e desde 2021 é editor da Central de Audiência, esquadra responsável principalmente pelo tráfego do Google.

Glenna Cherice

As Redes Sociais e o Trabalho do Jornalista
Editora de mídias do O POVO e jornalista graduada pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). É pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Ease Brasil — Faculdade de Negócios.

Instrutores

Plínio Bortolotti

Redação e Método Jornalístico

 

Coordenador do Curso Novos Talentos, é jornalista e integrante do Conselho Editorial do O POVO. No jornal já exerceu as atividades de repórter, editor e ombudsman por três mandatos. Mantém uma coluna no O POVO+, escreve artigo semanal para o impresso e participa dos programas Debates do Povo e Hora Política, na rádio O POVO/CBN. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por dois mandatos (2008/2011). Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-Fiam/SP) e especializado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniela Nogueira

Português Instrumental para Jornalistas

 

É jornalista do O POVO, revisora e tradutora de textos. É doutoranda em Linguística (PPGLIN/UFC), mestra em Estudos da Tradução (POET/UFC) e especialista em Formação de Tradutores (Uece). Além disso, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFC) e em Letras Português/Inglês (Uece). Está no O POVO desde o estágio, tendo atuado como repórter, editora de várias áreas e ombudsman por quatro mandatos (2014 e 2018-2020). É professora de inglês e português.

Thadeu Braga

SEO no Jornalismo

 

Graduou-se em Jornalismo no Centro Universitário UniFanor. Chegou ao O POVO em 2005 como estagiário supervisionado. Passou pelas editorias de Esportes, Cotidiano e pelo caderno Buchicho, no qual escreveu a coluna “Bolinha” por oito anos. Contratado em 2007, exerceu o cargo de repórter do portal O POVO até 2012, quando se tornou editor adjunto do portal. Participou de cursos presenc iais e online de SEO e desde 2021 é editor da Central de Audiência, esquadra responsável principalmente pelo tráfego do Google.

Glenna Cherice

As Redes Sociais e o Trabalho do Jornalista

 

Editora de mídias do O POVO e jornalista graduada pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). É pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Ease Brasil — Faculdade de Negócios.

Realização
Parceria