O curso aborda temas essenciais como Letramento e Literacia, discutindo suas definições e aplicabilidades em diferentes contextos. Dentro do conteúdo, exploram-se práticas sociais, saberes e vivências que se manifestam por meio da literatura e suas múltiplas linguagens. Os participantes irão refletir sobre a leitura e escrita literária, e como essas práticas se conectam ao cotidiano. Além disso, o curso destaca as práticas de leitura em comunidades e oferece estratégias para criar e implementar projetos de mediação de leitura em variados contextos sociais.
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Desenvolvimento de Competências Literárias
Aprimore suas habilidades de leitura e escrita literária, compreendendo suas conexões com o cotidiano e a vida social;
Engajamento Comunitário
Aprenda a desenvolver práticas sociais de leitura e escrita dentro de comunidades, promovendo o acesso à literatura e incentivando a participação ativa;
Capacitação para Projetos de Mediação
Desenvolva a competência de elaborar e implementar projetos de mediação de leitura, promovendo o incentivo à leitura em diferentes contextos sociais;
Diferencial Educacional
Destaque-se como um(a) profissional apto(a) a transformar a relação das pessoas com a leitura, favorecendo a inclusão e o impacto social positivo por meio de práticas literárias.
90 dias de acesso gratuito a:
Reportagens & Colunistas;
Filmes & Séries;
Podcasts & Web Stories.
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Refletir sobre a importância do desenvolvimento de práticas sociais de leitura e escrita no cotidiano. Promover o diálogo sobre as práticas sociais da leitura e da escrita literária na vida das pessoas, seja em família, no trabalho, no lazer ou em quaisquer outras ações do dia a dia.
Compreender como leitura e escrita podem contribuir para o diálogo e a inclusão em comunidade; propor a criação de redes sociais comunitárias de promoção da leitura: bibliotecas comunitárias, clubes de leitura, encontros com autores, rodas de conversas e contação de histórias.
Elaborar projetos de mediação da leitura em contextos sociais que proporcionem o encontro entre o leitor(a) e a leitura, de forma solidária e compartilhada, promovendo o hábito da leitura e fortalecendo o diálogo literário nas comunidades, ampliando as possibilidades de diálogo e reflexão por meio da literatura.
A literatura, ao refletir as experiências humanas, permite que o leitor faça conexões entre suas vivências pessoais e os textos lidos, criando um espaço de reflexão crítica e emocional. Além disso, ao escrever, o indivíduo transforma sua visão de mundo em palavras, utilizando a linguagem literária para expressar pensamentos e sentimentos que surgem no contexto do cotidiano. Essa relação torna a leitura e a escrita poderosas ferramentas de autoconhecimento, análise social e expressão cultural.
Iniciativas que envolvem a leitura e a escrita como atividades coletivas, desenvolvidas em espaços comunitários. Essas práticas visam promover o acesso à literatura e à cultura escrita de forma inclusiva, reforçando a importância da leitura como um ato social. Elas criam ambientes onde pessoas de diferentes contextos podem compartilhar experiências, histórias e conhecimentos, fortalecendo o senso de pertencimento e construção coletiva.
Envolve o planejamento e implementação de iniciativas que conectam leitores a textos, promovendo a prática da leitura de maneira acessível e significativa. Esses projetos buscam criar oportunidades em que o ato de ler seja incentivado em diferentes contextos sociais, como escolas, bibliotecas, comunidades ou espaços culturais, facilitando o acesso ao conhecimento e à cultura literária.
Lidia Eugenia Cavalcante
Graduada em Biblioteconomia e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC, com mestrado em História Social pela UFRJ e doutorado em Educação pela UFC, a pesquisadora tem pós-doutorado em Ciência da Informação pela Université de Montréal, focando em memória e patrimônio digital em bibliotecas públicas. É professora associada III do Departamento de Ciências da Informação da UFC e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (2016-2017). Sua experiência inclui mediação da informação, tecnologia social e bibliotecas comunitárias, destacando o projeto "Ler para Crer", premiado com o Prêmio Viva Leitura em 2010.
Laiana Ferreira de Sousa
Professora e contadora de histórias, formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Especialista em Educação a Distância e em Teorias da Comunicação e Imagem pela UFC. Tem vasta experiência como formadora e contadora de histórias. Atualmente, atua como supervisora pedagógica e de monitoramento do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/Famed/UFC).
Damaris de Queiroz Barreto
É bibliotecária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/PA). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará, idealizadora do Projeto Pausa Literária e administradora da página no Instagram @pausaliteraria.ce. Desenvolve projetos de incentivo e mediação de leitura para jovens.
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