O curso aborda temas essenciais como Letramento e Literacia, discutindo suas definições e aplicabilidades em diferentes contextos. Dentro do conteúdo, exploram-se práticas sociais, saberes e vivências que se manifestam por meio da literatura e suas múltiplas linguagens. Os participantes irão refletir sobre a leitura e escrita literária, e como essas práticas se conectam ao cotidiano. Além disso, o curso destaca as práticas de leitura em comunidades e oferece estratégias para criar e implementar projetos de mediação de leitura em variados contextos sociais.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Desenvolvimento de Competências Literárias
Aprimore suas habilidades de leitura e escrita literária, compreendendo suas conexões com o cotidiano e a vida social;
Engajamento Comunitário
Aprenda a desenvolver práticas sociais de leitura e escrita dentro de comunidades, promovendo o acesso à literatura e incentivando a participação ativa;
Capacitação para Projetos de Mediação
Desenvolva a competência de elaborar e implementar projetos de mediação de leitura, promovendo o incentivo à leitura em diferentes contextos sociais;
Diferencial Educacional
Destaque-se como um(a) profissional apto(a) a transformar a relação das pessoas com a leitura, favorecendo a inclusão e o impacto social positivo por meio de práticas literárias.
90 dias de acesso gratuito a:
Reportagens & Colunistas;
Filmes & Séries;
Podcasts & Web Stories.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Refletir sobre a importância do desenvolvimento de práticas sociais de leitura e escrita no cotidiano. Promover o diálogo sobre as práticas sociais da leitura e da escrita literária na vida das pessoas, seja em família, no trabalho, no lazer ou em quaisquer outras ações do dia a dia.
Compreender como leitura e escrita podem contribuir para o diálogo e a inclusão em comunidade; propor a criação de redes sociais comunitárias de promoção da leitura: bibliotecas comunitárias, clubes de leitura, encontros com autores, rodas de conversas e contação de histórias.
Elaborar projetos de mediação da leitura em contextos sociais que proporcionem o encontro entre o leitor(a) e a leitura, de forma solidária e compartilhada, promovendo o hábito da leitura e fortalecendo o diálogo literário nas comunidades, ampliando as possibilidades de diálogo e reflexão por meio da literatura.
A literatura, ao refletir as experiências humanas, permite que o leitor faça conexões entre suas vivências pessoais e os textos lidos, criando um espaço de reflexão crítica e emocional. Além disso, ao escrever, o indivíduo transforma sua visão de mundo em palavras, utilizando a linguagem literária para expressar pensamentos e sentimentos que surgem no contexto do cotidiano. Essa relação torna a leitura e a escrita poderosas ferramentas de autoconhecimento, análise social e expressão cultural.
Iniciativas que envolvem a leitura e a escrita como atividades coletivas, desenvolvidas em espaços comunitários. Essas práticas visam promover o acesso à literatura e à cultura escrita de forma inclusiva, reforçando a importância da leitura como um ato social. Elas criam ambientes onde pessoas de diferentes contextos podem compartilhar experiências, histórias e conhecimentos, fortalecendo o senso de pertencimento e construção coletiva.
Envolve o planejamento e implementação de iniciativas que conectam leitores a textos, promovendo a prática da leitura de maneira acessível e significativa. Esses projetos buscam criar oportunidades em que o ato de ler seja incentivado em diferentes contextos sociais, como escolas, bibliotecas, comunidades ou espaços culturais, facilitando o acesso ao conhecimento e à cultura literária.
Somos a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), um segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à educação. Com mais de 40 anos de experiência na produção e oferta de cursos a distância de grande valor para a sociedade, trazemos um vasto acervo de tecnologia e conhecimento.
Nos comprometemos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.
Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.
Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.
As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - https://cursos.fdr.org.br/); em nossa página dos cursos no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br/uane/cursos), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha), no LinkedIn (Fundação Demócrito Rocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.
Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br