O curso apresenta em seu conteúdo as temáticas: Letramento e Literacia: problematizações conceituais e aplicabilidade. Entre os temas: Práticas sociais, saberes e vivências por meio da literatura e suas diferentes linguagens; Leitura e escrita literária e seus entremeios com o cotidiano; Práticas de leitura em comunidades; Estratégias para a criação e implementação de projetos de mediação de leitura em contextos sociais.
Refletir sobre a importância do desenvolvimento de práticas sociais de leitura e escrita no cotidiano. Promover o diálogo sobre as práticas sociais da leitura e da escrita literária na vida das pessoas, seja em família, no trabalho, no lazer ou em quaisquer outras ações do dia a dia.
Compreender como leitura e escrita podem contribuir para o diálogo e a inclusão em comunidade; propor a criação de redes sociais comunitárias de promoção da leitura: bibliotecas comunitárias, clubes de leitura, encontros com autores, rodas de conversas, contação de histórias etc.
Elaborar projetos de mediação da leitura em contextos sociais que proporcionem o encontro entre o leitor(a) e a leitura, de forma solidária e compartilhada.
Citamos algumas áreas específicas, mas o curso se aplica a quem tem interesse.
Não perca!
Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.
Leitura e escrita literária: entremeios com o cotidiano.
- Lidia Eugenia Cavalcante
Práticas sociais de leitura e escrita na comunidade.
– Laiana Ferreira de Sousa
Elaboração de projetos de mediação da leitura.
– Damaris de Queiroz Barreto
Coordenado pela professora Lidia Eugenia, que também coordenou o curso livre FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA, este novo curso trará novas possibilidades para você que já é ou pretende ser um mediador de leitura.
LAIANA FERREIRA DE SOUSA
Professora e contadora de histórias, formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Especialista em Educação a Distância e em Teorias da Comunicação e Imagem pela UFC. Tem vasta experiência como formadora e contadora de histórias. Atualmente, atua como supervisora pedagógica e de monitoramento do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/Famed/UFC).
DAMARIS DE QUEIROZ BARRETO
É bibliotecária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/PA). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará, idealizadora do Projeto Pausa Literária e administradora da página no Instagram @pausaliteraria.ce. Desenvolve projetos de incentivo e mediação de leitura para jovens.
LIDIA EUGENIA CAVALCANTE
Graduada em Biblioteconomia e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Educação pela UFC, pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal (Canadá), com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. É professora associada III do Departamento de Ciências da Informação da UFC e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI (2016-2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto “Ler para Crer”, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias, ganhador do Prêmio Viva Leitura em 2010.
Valores e condições de pagamento de acordo com suas necessidades.
A Universidade Aberta do Nordeste (Uane) é o segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à Educação. A Uane tem expertise de quase 40 anos na oferta de cursos de diversas modalidades (extensão, técnicos e livres). Confira a qualidade de nossos cursos. Venha estudar com a gente e se reinvente!
No caso dos Cursos Livres, não é necessário o reconhecimento do MEC. Eles são regulamentados como formação inicial e continuada pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04.
Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.
Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br