O Palco Vida & Arte nasceu com o propósito de fomentar a cultura através da aproximação do público com as obras e artistas do Ceará, levando em conta os benefícios que a arte e a cultura conferem ao bem-estar geral das pessoas e entendendo que a cultura é um dos principais elementos que constituem a identidade do indivíduo e sua inserção em uma comunidade ou nação. Pode-se ainda dizer que o fomento e reconhecimento da produção cultural de uma localidade estimula o sentimento de pertença e autoestima das pessoas, além de promover a capacidade de questionar, analisar e interpretar o mundo ao seu redor, estimulando o pensamento crítico e a inovação.
Em sua quinta edição, o “Palco Vida & Arte: Letras e Livros” traz a literatura como fio condutor de uma série de ações voltadas para celebrar os escritores(as) cearenses, ou radicados(as) no Ceará, e suas obras. Para tanto, serão realizadas uma série de lives e programas de TV sobre a produção literária cearense e os desafios do setor, além da edição de um caderno especial e matérias para o ambiente virtual trazendo a palavra de gestores públicos, escritores e editoras.
E tem mais: o I Prêmio Literário Demócrito Rocha, prêmio que leva o nome do fundador do Jornal O POVO, jornalista e poeta que escreveu o célebre poema “O Jaguaribe”. Se você é escritor(a) cearense ou radicado(a) no Ceará, dos gêneros prosa de ficção, poesia ou ensaio social, leia o regulamento disponível aqui neste site e inscreva sua obra. Boa sorte!
A primeira edição do Prêmio Literário Demócrito Rocha vai premiar escritores(as) cearenses ou radicados(as) no Ceará nos gêneros prosa de ficção (romance, livro de contos ou livro de crônicas), poesia (livro de poemas) e ensaio social (pesquisa), tendo como ênfase a cultura popular, a literatura de cordel e as narrativas orais e escritas contadas nas e pelas comunidades indígenas, afro-brasileiras, quilombolas e ciganas.
O vencedor de cada uma das três categorias receberá como prêmio o valor de R$ 3.000,00 em direitos autorais, a publicação de um livro com a obra vencedora, tendo tiragem de 1.000 exemplares, juntamente com audiobook. As obras serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por: Regina Ribeiro e Carlos Vazconcelos, na categoria prosa de ficção; Mailson Furtado e Dércio Braúna, na categoria poesia; Fernanda Muller e Alexandre Barbosa, na categoria ensaio social.
O evento de lançamento será realizado dia 12 de novembro, 19h, nos jardins do O POVO (Avenida Aguanambi, 282 - José Bonifácio).
Confira a lista dos livros classificados para a final do I Prêmio Literário Demócrito Rocha!
Categoria POESIA
Andarilhas; Curumim; Auto da Caiçara; Cacimbar; Taibando; Trovas Itinerantes - Cordel e cantoria; Estado de Poeta - Baticum Proletário; João de Barro; Encruzilhadas; Lembrança de Viver!; Miçanga; No ventre da Palavra; Romanceiro Juazeirense em duplas jornadas; A casa sou eu.
Categoria PROSA
A face oculta das sombras; Como um romance de cordel; Comida de encanto; Felonia; Um mensageiro; Opiniário de Ilusões; Fortalezenses; O segredo do peixe podre; Peixássaros, uma Eztetyka Ancestralizada; Peixes indóceis em mar revolto; Pra quem tem filha fêmea e outros causos; Renatanabá; Terramar.
Categoria ENSAIO
Artefatos Literários: Trilhas de um Ceará fantástico; Cordel na Educação; O cordel como lugar de fala da negritude.