Enio Tarsom Paiva Sombra
Biólogo inscrito no CRBio-05 sob o número 67.279/05-D, é Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará – Uece, aluno do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais no Instituto de Ciências do Mar – Labomar da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor em escolas públicas e particulares de Fortaleza, lecionando Ciências e Biologia desde o ano 2000. Em 2009 iniciou a carreira de Consultor Ambiental, onde adquiriu experiência na elaboração, execução e coordenação de vários estudos ambientais, incluindo Perícias Ambientais para a Justiça Federal do Ceará.
Atualmente, além de Professor e Consultor Ambiental, está como Conselheiro do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região – CRBio-05, membro do Conselho Gestor do Parque Estadual do Rio Cocó, membro do grupo de trabalho do Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza – PMEAFOR, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMAM, membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – COEMA, signatário do Pacto Ceará Azul da Cátedra UNESCO para o Oceano, representando o CRBio-05.
Letícia Maria Klein
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UniSociesc Blumenau/SC), técnica em Meio Ambiente (Senai Blumenau/SC), pós-graduada em Comunicação, Empreendedorismo e Mídias Digitais (UniSociesc Blumenau/SC) e em Ciência Holística (Schumacher College, Reino Unido). Trabalha como jornalista ambiental desde 2012, atuando como freelancer para diversos veículos especializados em cobertura ambiental. Treinadora em jornalismo de soluções certificada pela Solutions Journalism Network (SJN). Criadora e autora do blog Sustenta Ações e autora do e-book "Como montar um residuário no condomínio". Suas reportagens já apareceram em veículos como Um Só Planeta, Mongabay, National Geographic, Ambiental Media, revista Época Negócios, Conexão Planeta e Projeto Colabora, além dos internacionais Mongabay International e ProPublica. Fellow do programa Digital Path to Entrepreneurship, oferecido pelo International Center for Journalists (ICFJ) em 2021; do Climate Change Media Partnership, da Earth Journalism Network e Stanly Center, para cobrir a COP28, em 2023 em Dubai e do programa Train-the-Trainers, da Solutions Journalism Network em 2024.
Paulo Thieres Pinto de Brito
Biólogo formado pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Conservação da Biodiversidade, atuando desde 2001 em projetos de conservação de várias espécies criticamente em perigo no Nordeste do Brasil, como o Soldadinho-do-araripe, Periquito cara-suja e o Guariba-da-caatinga. Além disso, participo de trabalhos em áreas chave para a conservação. Desde que iniciei minha atuação como biólogo, tenho participado frequentemente de expedições por todo o território cearense e em alguma área do Nordeste brasileiro. Devido a tais atividades adquiri experiência e conhecimento sobre a fauna e a flora nordestina bem como sobre grande parte dos ecossistemas cearenses. Adicionalmente, trabalho com geoprocessamento e cartografia, produzindo mapas sobre espécies ameaçadas, identificação de áreas críticas para a conservação destas espécies, áreas para realização de novos estudos sobre biodiversidade e áreas prioritárias para a criação de novas unidades de conservação. Trabalho diretamente em projetos de criação reservas públicas e privadas visando a conservação de espécies ameaçadas. Em 2008 iniciei os trabalhos com a Sertões Consultoria Ambiental. Desde então trabalhei em vários monitoramentos, Eia-Rimas e outras atividades de licenciamento.
Leonardo Jales Leitão de Carvalho
Advogado, formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Ambientalista, um dos fundadores do Movimento Pró-árvore (Fortaleza-Ce). Sócio fundador dos Percursos Ecológicos (Fortaleza-Ce). Pesquisador independente da flora do estado do Ceará.
Raquel Machado
Gestora de Projetos; Design em Permacultura; Educadora Ambiental; Advocacy por vivências na natureza; ativa através de projetos socioambientais, socioculturais e sustentáveis baseados nos princípios da permacultura, agricultura regenerativa e agroecologia rural, urbana e periurbana; além de vivências em ambientes naturalizados, proporcionando uma (re)conexão com a Natureza a partir da Primeira Infância.
Idealizadora do Projeto Placenta Ecopedagógica @cioda.terra, em itinerância desde 2021, tem aplicado as propostas priorizando a Região Serrana do Rio de Janeiro, pelo 4º ano consecutivo, com intervenções que especificam e materializam as aprendizagens por meio da Educação Ambiental e Orientação Agroecológica a partir da sensibilização, com oficinas e vivências especialmente por meio da aprendizagem e do desenvolvimento ao ar livre.
Graduação em Gestão Ambiental
Especializações e Aperfeiçoamentos: Mudanças Climáticas, Geopolítica Ambiental e Sustentabilidade; Agenda 2030 e ODS; Metodologia de Design e Princípios Éticos da Permacultura; Sociobiodiversidade e Saúde; Manejo Florestal Comunitário e Familiar; Agricultura Regenerativa e Agroflorestal; Agricultura e Saúde nos Territórios; Benefícios do contato com a Natureza (físicos, cognitivos e socioemocionais); Práticas Pedagógicas com a Natureza; Fundamentos Pedagógicos da BNCC; A BNCC do Ensino Médio - Ciências da Natureza; Processos de Aprendizagem; Direitos de Aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências, entre outras.
Vera Saboia Barbosa
Arquiteta Urbanista, formada pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular pela PUCRS, Multiplicadora do Sistema B Brasil e Palestrante. Experiência em gestão de projetos de arquitetura, urbanismo e engenharias de equipamentos públicos junto a Prefeitura de Fortaleza, gestão comercial de artesanato pela Ceart (Central de Artesanato do Governo do Estado do Ceará) e gestão de empresa de confecção pela Mentacafe. Atualmente, trabalha como autônoma, desenvolvendo projetos de impacto positivo para captação de recursos na Fundação Cultural Nipônica Brasileira, no projeto Percursos Ecológicos e no Instituto Vanguardeiro Gestão Cultural e Projetos.