Encerradas as inscrições para a 32ª turma do curso Novos Talentos 2024.1
Aguarde abertura da próxima turma.

SELEÇÃO ON-LINE

Prova ON-LINE de Português e Atualidades

 

- A entrada dos candidatos na Sala do Meet será liberada às 13h30;

- A prova on-line de Português e Atualidades iniciará às 14h do dia 10 de fevereiro de 2023 - Chegue com antecedência para receber as instruções;

- O uso de um microcomputador ou notebook com câmera é fundamental;
(o uso do celular impossibilita a utilização da câmera, por isso, microcomputador ou notebook é indispensável).

- Teremos fiscais na sala virtual;

- Não será permitido pesquisar durante a prova;

- Solicitaremos um documento com foto antes do início da prova on-line;

- Sem o uso de câmera o candidato será desclassificado;

- Duração da prova on-line: 1h30min. Início: 14h.

Para acessar a sala do meet clique no botão abaixo. 

ACESSAR SALA

Você só precisa

  • Ser estudante de Jornalismo

    E estar devidamente matriculado.

  • Estar cursando a partir do 4º semestre

    O curso Novos Talentos exige que o estudante continue frequentando as aulas em sua faculdade.

  • Ter disponibilidade para fazer o curso presencialmente

    O curso acontece de forma presencial na cidade de Fortaleza.

Mais informações

O curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo, da Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO, tem o objetivo de propiciar formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Durante o período do curso os alunos assistem às aulas e têm contato com as redações do jornal impresso e digital, das mídias sociais e da rádio, produzindo material jornalístico adequado a esses meios. No decorrer do treinamento, os estudantes também participam de aulas teóricas com profissionais do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha (FDR). O curso Novos Talentos exige que o estudante continue frequentando as aulas em sua faculdade.

Além da oportunidade de aprender em um curso de uma instituição com vasta experiência no ensino, na FDR, o estudante terá acesso à assinatura digital do O POVO no período do treinamento e certificação do curso pela Universidade Aberta do Nordeste (UANE), da FDR e O POVO. 

Para ter direito ao certificado, o estudante terá de cumprir frequência mínima de 75% e ter nota mínima de 6,0 em todas as atividades e disciplinas de que participar durante o curso. A frequência mínima de 75% e a nota mínima de 6,0 é exigida, separadamente, em cada uma das editorias, aulas, oficinas, palestras e outras atividades relativas ao curso.

Contato: novostalentos@fdr.org.br

A seleção para o ingresso no curso ocorre da seguinte forma:
 
1. Os inscritos participam de uma prova de Língua Portuguesa e Atualidades, realizada remotamente. Os 50 candidatos que obtiverem as melhores médias, serão convocados para uma prova de Redação, realizada presencialmente.
 
2. Nesta etapa, os 20 estudantes que obtiverem as melhores médias nas provas de Atualidades, Língua Portuguesa e Redação,  serão chamados a uma entrevista na área de Recursos Humanos.
 
3. Levando-se em conta o desempenho obtido até esta fase, 15 estudantes serão habilitados a participar do Ciclo de Palestras, semana na qual têm contato com jornalistas, editores e repórteres, e outros profissionais do O POVO, que conversarão sobre suas atividades.
 
4. Após o Ciclo de Palestras, uma entrevista com a Coordenação definirá 10 estudantes que participarão do curso completo, com duração de três meses.
 

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA ONLINE

  1. O candidato deverá ter uma conta cadastrada no Google.
  2. Dispor de computador ou notebook, com webcam e conexão à internet (não será possível fazer a prova com uso do celular). A prova precisa ser realizada com a câmera aberta, pois teremos fiscais na sala.
  3. Utilizar preferencialmente os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox nas versões mais recentes.
  4. informações mais detalhadas serão enviadas, via e-mail, antes do dia marcado para as provas.
Atenção: a seleção será híbrida. Primeira prova on-line e as demais fases presenciais.
Todos os resultados da seleção estarão disponíveis neste site. Acompanhe o seu processo.
 

Contato: novostalentos@fdr.org.br

Inscrições estão abertas, com encerramento no dia 14/2/24

Prova on-line de Português e Atualidades | 19/2/24

Prova presencial de Redação | 22/2/24 -Local: Uninassau Doroteias - Av. Aguanambi, 251 - José Bonifacio, Fortaleza - CE

Doroteias

Entrevista com o RH | Início 07/3/24 | Fim 09/4/24

Ciclo de palestras | Início 15/4/24 | Fim 19/4/24

Início do curso 26/4/24 | Fim 26/7/24

Os aprovados em cada etapa deverão receber um e-mail informando os detalhes para realização da próxima fase.

Atenção: a seleção será híbrida. Primeira prova on-line e as demais fases presenciais.
Todos os resultados da seleção estarão disponíveis neste site. Faça consultas regulares para obter mais informações ou possíveis alterações no calendário.

 

Contato: novostalentos@fdr.org.br

APROVADOS NA PROVA DE REDAÇÃO
Seguem para a fase de entrevista com o RH
Nome dos candidatos que obtiveram média igual ou superior a 8 (Ordem alfabética).

Alice Maria da Silva Barbosa
Arthur Lima Verde Brito
Bianca Ferreira Rodrigues
Cicero Rafael Santana dos Santos
Cleuvilene Alves de Sousa Santana
Endson Uchoa Nunes
Gustavo Ferreira Lima Amaral
Helena Oliveira Ximenes
Heron Enzo Cândido Moura
Isadora Albuquerque Azevedo
João Ferreira Lima Neto
Jose Gabriel Damasceno Almeida
Josielle Rodrigues Falcão
Léo Victor Pereira Lima
Letícia Vitória dos Santos Nunes
Lorena Louise de Souza Almeida
Lucas Rodrigues Cândido
Maria Beatriz Moreira Monte
Maria Clara Lima Souza
Maria Clara Soeiro Silveira
Marilia Karen Silva Tomaz
Mateus Mota Ferreira
Odara de Paula Creston
Olivia Gonçalves Rodrigues
Orlando Viana Neto
Rogeslane Nunes dos Santos

OBS: Todos os 31 participantes da Prova de Redação obtiveram nota igual ou superior a 7. Parabéns!
Calculadas as médias, foram selecionados para a próxima fase (entrevista) os que obtiveram média igual ou superior a 8.

Vem com a gente

Ciclo de Palestras

Os estudantes têm a oportunidade de conversar com os diretores de Jornalismo, editores, repórteres, fotógrafos, colunistas, artistas gráficos e infografistas, tendo uma visão geral do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha.

5/5

Prática na Redação

Os estudantes terão convivência prática nas editorias do jornal impresso, online, rádio e mídias sociais. Nas editorias, acompanham o trabalho dos repórteres, participam de reuniões de pauta e produzem matérias (escrevem, entrevistam e cobrem assuntos), sob a orientação dos editores de cada núcleo.

5/5

O que vou aprender?

Redação e Método Jornalístico

Plínio Bortolotti
A partir de exemplos práticos, serão oferecidas orientações sobre como produzir um texto jornalístico: pauta, apuração, contextualização, redação, abertura, titulação e edição. Usando essas experiências, serão debatidas com os alunos as técnicas de entrevista e questões éticas com as quais se defrontarão no dia a dia da atividade jornalística.

Português Instrumental para Jornalistas

Daniela Nogueira
Estudo da língua portuguesa com foco na produção de textos jornalísticos, abordando também questões normativas da língua padrão e aspectos estruturais de gêneros textuais, principalmente de domínio profissional. O programa também inclui: coerência e coesão; qualidades e defeitos de um texto; dificuldades frequentes na escrita; crase; concordâncias nominal e verbal; regências verbal e nominal; Acordo Ortográfico vigente na Língua Portuguesa.

As redes sociais no
trabalho do jornalista

Glenna Cherice
Qual o potencial de cada rede social na hora de informar e como elas são medidores de temperatura para assuntos que estão repercutindo e ganhando relevância. O profissional que produz o conteúdo precisa entender como esse material vai ser apresentado nas mídias: é visual? é textual? é audiovisual? Quais são os formatos de postagens e quais os tipos mais usados no O POVO?

SEO no jornalismo

Thadeu Braga
Estudo de algumas estratégias práticas de Search Engine Optimization (SEO) para aprender a escrever um texto para web que seja mais facilmente encontrado no Google. A importância do Google Trends para pesquisar sobre assuntos em alta nas redes sociais e outros meios. Como acompanhar em tempo real todas as matérias publicadas, por meio do Google Analytics.

Novas tendências do jornalismo

Ana Naddaf
Discussão sobre transformações do jornalismo, bem como oportunidades, desafios e principais tendências para melhorar a nossa prática profissional. Um momento de reflexão e também para abordar inquietações do fazer jornalístico. Possibilidades narrativas e novos canais de distribuição, jornalismo de dados, uso da inteligência artificial, desinformação, fact-checking, diversidade nas redações e educação midiática são alguns dos temas que poderão ser discutidos.

Instrutores

Plínio Bortolotti

Redação e Método Jornalístico

 

Coordenador do Curso Novos Talentos, é jornalista e integrante do Conselho Editorial do O POVO. No jornal já exerceu as atividades de repórter, editor e ombudsman por três mandatos. Mantém uma coluna no O POVO+, escreve artigo semanal para o impresso e participa dos programas Debates do Povo e Hora Política, na rádio O POVO/CBN. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) por dois mandatos (2008/2011). Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-Fiam/SP) e especializado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniela Nogueira

Português Instrumental para Jornalistas

 

É jornalista do O POVO, revisora e tradutora de textos. É doutoranda em Linguística (PPGLIN/UFC), mestra em Estudos da Tradução (POET/UFC) e especialista em Formação de Tradutores (Uece). Além disso, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFC) e em Letras Português/Inglês (Uece). Está no O POVO desde o estágio, tendo atuado como repórter, editora de várias áreas e ombudsman por quatro mandatos (2014 e 2018-2020). É professora de inglês e português.

Thadeu Braga

SEO no Jornalismo

 

Graduou-se em Jornalismo no Centro Universitário UniFanor. Chegou ao O POVO em 2005 como estagiário supervisionado. Passou pelas editorias de Esportes, Cotidiano e pelo caderno Buchicho, no qual escreveu a coluna “Bolinha” por oito anos. Contratado em 2007, exerceu o cargo de repórter do portal O POVO até 2012, quando se tornou editor adjunto do portal. Participou de cursos presenc iais e online de SEO e desde 2021 é editor da Central de Audiência, esquadra responsável principalmente pelo tráfego do Google.

Glenna Cherice

As Redes Sociais e o Trabalho do Jornalista

 

Editora de mídias do O POVO e jornalista graduada pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). É pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Ease Brasil — Faculdade de Negócios.

Ana Naddaf

Novas tendências do jornalismo

É jornalista com pós-graduação em Estudos da Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona (Espanha), e com especialização em Publishing: Digital and Print Media, pela New York University (EUA). Foi editora de publicações no Brasil e nos Estados Unidos, nas áreas de comportamento, cultura, sustentabilidade e energias renováveis. Além de assinar a autoria e a co-autoria em alguns livros. Voltou ao Grupo de Comunicação O POVO em 2011 e, há nove anos, está no cargo de diretora-executiva de Jornalismo.

O que nossos alunos
estão falando

Turmas anteriores

Coletânea de provas das turmas anteriores

A nossa equipe de pesquisa, após uma busca apurada no acervo do jornal O POVO, traz nesta seção as Provas realizadas nas edições anteriores do curso Novos Talentos de Jornalismo.

Optamos em manter as provas da maneira como foram publicadas em sua época.

Realização
Parceria