Os estudantes têm a oportunidade de conversar com os diretores de Jornalismo, editores, repórteres, fotógrafos, colunistas, artistas gráficos e infografistas, tendo uma visão geral do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha.
Os estudantes terão convivência prática nas editorias do jornal impresso, online, rádio e mídias sociais. Nas editorias, acompanham o trabalho dos repórteres, participam de reuniões de pauta e produzem matérias (escrevem, entrevistam e cobrem assuntos), sob a orientação dos editores de cada núcleo.
A partir de exemplos práticos, serão oferecidas orientações sobre como produzir um texto jornalístico. Serão abordados temas como pauta, apuração, contextualização, redação, abertura, titulação e edição. Com essas experiências, discutiremos técnicas de entrevista e questões éticas que surgem no dia a dia da atividade jornalística.
Estudo da língua portuguesa focado na produção de textos jornalísticos, com ênfase em questões normativas da língua padrão e aspectos estruturais de gêneros textuais, especialmente de domínio profissional. O programa também aborda coerência, coesão, qualidades e defeitos do texto, crase, concordâncias e o Acordo Ortográfico vigente na Língua Portuguesa.
Análise do potencial de cada rede social para informar, além de sua capacidade de medir a relevância e repercussão de determinados assuntos. O profissional precisa entender como o conteúdo será apresentado: visual, textual ou audiovisual. Também serão discutidos os principais formatos de postagem, com foco nas práticas do O POVO.
Exploração de estratégias práticas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar textos voltados para a web, facilitando sua localização no Google. A importância do Google Trends para identificar tópicos em alta nas redes sociais e outros meios também será abordada, assim como o uso do Google Analytics para acompanhar as matérias publicadas em tempo real.
Discussão sobre as transformações do jornalismo, com foco nas oportunidades, desafios e principais tendências para melhorar a prática profissional. Serão abordadas questões como narrativas emergentes, novos canais de distribuição, jornalismo de dados, inteligência artificial, desinformação, fact-checking, diversidade nas redações e educação midiática.
Análise do uso da inteligência artificial no jornalismo digital, com foco nas ferramentas que otimizam tarefas como revisão de textos, organização de dados, resumo de documentos e criação de conteúdos audiovisuais. Também serão discutidos os usos éticos da IA, os riscos de superficialidade e a importância de manter o olhar humano na produção jornalística.
Coordenador do Curso Novos Talentos, é jornalista e integrante do Conselho Editorial do O POVO. No jornal já exerceu as atividades de repórter, editor e ombudsman por três mandatos. Mantém uma coluna no OP+, escreve artigo semanal para o impresso e é comentarista dos programas Debates do Povo (Rádio O POVO/CBN) e do O POVO News (TV O POVO/Youtube). Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FMU-Fiam/SP) e especializado em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
É jornalista do O POVO, revisora e tradutora de textos. É doutoranda em Linguística (PPGLIN/UFC), mestra em Estudos da Tradução (POET/UFC) e especialista em Formação de Tradutores (Uece). Além disso, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFC) e em Letras Português/Inglês (Uece). Está no O POVO desde o estágio, tendo atuado como repórter, editora de várias áreas e ombudsman por quatro mandatos (2014 e 2018-2020). É professora de inglês e português.
Graduou-se em Jornalismo no Centro Universitário UniFanor. Chegou ao O POVO em 2005 como estagiário supervisionado. Passou pelas editorias de Esportes, Cotidiano e pelo caderno Buchicho, no qual escreveu a coluna “Bolinha” por oito anos. Contratado em 2007, exerceu o cargo de repórter do portal O POVO até 2012, quando se tornou editor adjunto do portal. Participou de cursos presenc iais e online de SEO e desde 2021 é editor da Central de Audiência, esquadra responsável principalmente pelo tráfego do Google.
Editora de mídias do O POVO e jornalista graduada pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). É pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Ease Brasil — Faculdade de Negócios.
É jornalista com pós-graduação em Estudos da Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona (Espanha), e com especialização em Publishing: Digital and Print Media, pela New York University (EUA). Foi editora de publicações no Brasil e nos Estados Unidos, nas áreas de comportamento, cultura, sustentabilidade e energias renováveis. Além de assinar a autoria e a co-autoria em alguns livros. Voltou ao Grupo de Comunicação O POVO em 2011 e, há nove anos, está no cargo de diretora-executiva de Jornalismo.
Wanderson Trindade é repórter e coordenador da Central de Dados do O POVO+. Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é pós-graduando em Data Science e IA, pela XP Educação. É especializado na cobertura games, mantendo coluna sobre o assunto no OP+. Ingressou no O POVO por meio do programa Novos Talentos e, ao longo de sua trajetória na casa, recebeu prêmios jornalísticos com reportagens sobre educação, economia e jogos eletrônicos.