Sobre o Projeto

A transformação digital não é apenas uma tendência futurista. É uma realidade presente que redefine a forma como os governos operam e interagem com a sociedade. No cerne dessa revolução tecnológica, a gestão pública encontra uma oportunidade única para se tornar mais eficiente, transparente e próxima dos cidadãos. É nesse cenário que o projeto \"Ceará Mais Digital: Transformação digital para governança interfederativa eficaz\" surge como uma iniciativa pioneira, unindo inovação, capacitação e o espírito empreendedor inerente ao povo cearense.

O projeto é uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará e Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará que, juntos, realizarão o curso de extensão “Gestão e Governança Fiscal Interfederativa Eficaz” na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Compreendendo que a transformação digital na gestão dos recursos públicos é um tema de interesse coletivo, também será realizada a produção e veiculação de lives e webcontents em linguagem acessível sobre política fiscal, reforma tributária, transparência e controle de gastos públicos, entre outros temas.

Uma oportunidade ímpar para profissionais, estudantes e cidadãos em geral se envolverem ativamente na modernização da gestão pública. Ao promover a união entre tecnologia, educação e participação social, o objetivo é não só capacitar indivíduos, mas também fortalecer as bases para um desenvolvimento sustentável e inclusivo no Ceará.

Programa de Aceleração

O Programa de Aceleração Ceará Mais Digital, vai acelerar 10 startups, sediadas no Ceará, selecionadas a partir de Chamada Pública, que estejam desenvolvendo soluções (independente do estágio de maturidade) para gestão pública municipal, com ênfase em gestão financeira/fiscal, ou para as áreas de educação, saúde, infraestrutura, conservação de bens públicos e saneamento.

A jornada de aceleração terá duração de de 3 meses, e contempla:

- Oferta do curso de extensão “Gestão Fiscal Interfederativa”;
- Realização de quatro workshops híbridos, com temas a serem definidos de acordo com o perfil das startups selecionadas
- Mentorias coletivas, quinzenais, durante 3 meses, conduzidas por analista de aceleração;
- Premiação, em dinheiro, para as três melhores soluções em gestão interfederativa apresentadas ao final da jornada de aceleração.

Um júri composto por professores do curso de extensão, representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, da Fundação Demócrito Rocha e do ecossistema de inovação do Ceará, selecionará as melhores soluções.

Leia o regulamento e embarque nessa jornada com a gente!

Cursos de Extensão

Seminário

Ao final do projeto, será realizado o Seminário Gestão Fiscal Interfederativa, um grande encontro com gestores públicos estaduais e municipais, integrantes das 10 startups aceleradas pelo projeto, e agentes do ecossistema de inovação do Ceará. Com presença de palestrantes nacionais e locais, especialistas em gestão fiscal, o seminário também será palco para apresentação dos pitches das 10 startups participantes do Programa de Aceleração Ceará Mais Digital. A data, local e programação do seminário serão divulgados em breve.

Apoio

  • Logo Universidade Estadual do Ceará

Correalização

  • Logo Escola de Gestão Pública
  • Logo Governo do Estado do Ceará

Realização

  • Logo Universidade Aberta do Nordeste
  • Logo Fundação Demócrito Rocha