O projeto “Educação Inclusiva: Modificando atitudes e comportamentos” tem como principal característica a produção e veiculação de conteúdos de fácil assimilação sobre o papel da família, da escola e do poder público na inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no âmbito do espaço de aprendizagem escolar. O artigo 227, parágrafo 1º, da Constituição Brasileira, diz que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
No cenário educacional brasileiro, a temática da educação inclusiva representa um conceito que luta por um ensino mais democrático, diversificado e enriquecedor, no qual todos os estudantes devem ser acolhidos. Assim, a educação inclusiva desempenha um papel importante, transformando a escola em um ambiente para a inclusão de todos, através da valorização de suas potencialidades.
Confira a seguir os cadernos especiais, lives e programas de TV sobre o tema focados em quatro importantes fase do desenvolvimento humano: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior e Mercado de trabalho.