O projeto “Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças”, tem como principal característica a produção e veiculação de conteúdos editoriais de fácil assimilação sobre o papel da família, da escola e do poder público na inclusão crianças, adolescentes e jovens pertencentes à minorias, como por exemplo pessoas pretas, população LGBTQIA+ e indígenas, no âmbito do espaço de aprendizagem escolar, nos espaços públicos de uma forma geral e nos espaços privados.
Um dos principais objetivos do projeto é fomentar o debate qualificado, com participação de especialistas em educação, gestores públicos, educadores e sociedade civil, sobre os caminhos para garantir o acesso, a permanência, o desenvolvimento pleno e sadio, e a aprendizagem de alunos pertencentes a minorias nas escolas e universidades.
Ciente de que “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.\\\", segundo artigo 227, parágrafo 1º., da Constituição Brasileira, a Fundação Demócrito Rocha propõe a realização do projeto “Educação Inclusiva: Aprendendo com as diferenças”, um projeto que tem como objetivo fomentar o debate em torno da educação inclusiva envolvendo o poder público, escolas, formadores de opinião e sociedade civil de uma maneira geral, através de um debate qualificado, a respeito do papel da escola, família e poder público como agentes efetivos na garantia de direitos de pessoas pertencentes à minorias e sua inclusão de forma plena na vida em sociedade.