Módulo 01 – Introdução ao Curso
Conteudista: Profª Viviane Menezes
Doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) (2014) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Quixadá, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Foi membro da Comissão Especial de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação (CEIA-SBC) entre 2019 e 2021. Atualmente, é presidente da comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Bacharelado em Inteligência Artificial da UFC-Campus Quixadá.
Módulo 02 - Introdução a Jogos
Conteudistas:
Paulyne Metthews Jucá
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2002) e doutorado em Ciências da Computação pela UFPE (2011). É professora da UFC, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Engenharia de Soft ware e Jogos. Sua pesquisa está voltada às áreas de Desenvolvimento de Jogos, Jogos Sérios e Jogos Híbridos.
Glaudiney Moreira Mendonça Junior
Graduação em Ciências da Computação (UECE), mestrado em Ciência da Computação (UFC) e especialização em Psicologia Analítica (Instituto Dédalus). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual ministrando aulas no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais; e doutorando em Literatura Comparada pela UFC. Tem experiência na área de Jogos, Narrativas, Mitologia e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Gamificação, Narrativas Multimídia, Psicologia Analítica, Contos de Fadas, Mitologia Grega e Nórdica. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7706674770409286
Módulo 03 - Introdução à Inteligência Artificial
Conteudista: Profº Regis Pires Magalhães
Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com especializações em Imagem e Publicidade e em Tecnologias para Web, ambas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio doutoral (sanduíche) realizado no Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), em Pisa, Itália. Atualmente, é Professor Associado da UFC, lotado no Campus de Quixadá, e atua como pesquisador e cientista de dados no Insight Data Science Lab (UFC). Seus principais interesses de ensino e pesquisa incluem Bancos de Dados, Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, Séries Temporais e o Armazenamento e Processamento de Dados em Larga Escala.
Módulo 04 - Jogos e Inteligência Artificial
Conteudista: Profº Paulo de Tarso Guerra Oliveira
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógica e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica de árvore computacional, revisão de crenças e verificação de modelos.
Módulo 05 - Programação com App Inventor
Conteudista: Profª Viviane Menezes
Doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) (2014) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Quixadá, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Foi membro da Comissão Especial de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação (CEIA-SBC) entre 2019 e 2021. Atualmente, é presidente da comissão de elaboração do Projeto Pedagógico do Bacharelado em Inteligência Artificial da UFC-Campus Quixadá.t
Módulo 06 - Armazenamento de Dados
Conteudista: Livia Almada Cruz
Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFC com período sanduíche na Universidade de Versalhes Saint Quentin en Yvelines. É pesquisadora do Insight Data Science Lab (Insight/UFC), onde participa de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em colaboração com órgãos públicos brasileiros e empresas privadas. Seus principais interesses de pesquisa incluem Ciência de Dados, Gerência de Dados Espaço-Temporais e Aprendizado de Máquina.
Módulo 07 - Programação: Condicionais
Conteudista: Profº Jeffeson de Carvalho Silva
Graduação em Informática pela Universidade de Fortaleza (2005) , mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas Distribuídos e Programação de Componentes.
Módulo 08 - Programação: Estruturas de Repetição (Loops)
Conteudista: Profº Jeffeson de Carvalho Silva
Graduação em Informática pela Universidade de Fortaleza (2005) , mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas Distribuídos e Programação de Componentes.
Módulo 09 - Explorando Componentes
Conteudista: Profº Paulo de Tarso Guerra Oliveira
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógica e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica de árvore computacional, revisão de crenças e verificação de modelos.
Módulo 10 - Encontre Padrões com IA
Conteudista: Profº Regis Pires Magalhães
Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com especializações em Imagem e Publicidade e em Tecnologias para Web, ambas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio doutoral (sanduíche) realizado no Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), em Pisa, Itália. Atualmente, é Professor Associado da UFC, lotado no Campus de Quixadá, e atua como pesquisador e cientista de dados no Insight Data Science Lab (UFC). Seus principais interesses de ensino e pesquisa incluem Bancos de Dados, Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, Séries Temporais e o Armazenamento e Processamento de Dados em Larga Escala.
Módulo 11 - Coletando Dados
Conteudista: Livia Almada Cruz
Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UFC com período sanduíche na Universidade de Versalhes Saint Quentin en Yvelines. É pesquisadora do Insight Data Science Lab (Insight/UFC), onde participa de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em colaboração com órgãos públicos brasileiros e empresas privadas. Seus principais interesses de pesquisa incluem Ciência de Dados, Gerência de Dados Espaço-Temporais e Aprendizado de Máquina.
Módulo 12 - Elaborando o Pitch
Conteudista: João Vilnei de Oliveira Filho
Doutor em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2017), com apoio por financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT / POPH / FSE, Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (2010) e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professor adjunto do curso de Design Digital (2015) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (2017), ambos da Universidade Federal do Ceará. Integra o Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA / UFC, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS / FBAUP. Participou do “Projeto Balbucio” durante toda a sua existência (2003-2011),www.balbucio.com . Teve trabalhos expostos em cidades como Berlim-ALE (2013), Torres Vedras-PT (2014), Flórida-EUA (2015), Penafiel-PT (2016), Lisboa-PT (2019), Lousã-PT (2019) e Belo Horizonte (2025).