Apresentação

Nos últimos anos, tem-se observado a intensificação de sentimentos de desconfiança nas instituições democráticas, a rejeição aos partidos políticos e o desinteresse pela política por uma parcela considerável da população. 

Compreendendo a importância de fomentar o debate público a respeito da participação política enquanto instrumento efetivo para o exercício pleno da cidadania, cultivando a compreensão sobre a democracia, suas instituições e valores, a Fundação Demócrito Rocha realiza mais uma edição do Projeto “Político, eu?!”. 

A iniciativa contempla a realização do curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, em sua segunda turma, voltado para a formação de docentes, jovens e sociedade em geral, o concurso “A Escola Vai à Câmara”, que levará alunos de 12 escolas de ensino fundamental de Fortaleza até a Câmara Municipal de Fortaleza para viver a experiência de serem vereadores por um dia, além da elaboração e veiculação de podcasts, lives, webdocs, programas de TV e Gibi sobre política e cidadania. 

Junte-se a nós nessa jornada inspiradora e transformadora!

Concurso “A Escola vai à Câmara”

A ação “A Escola vai à Câmara” levará alunos de 12 escolas de Fortaleza, preferencialmente do 8º. e 9º. anos do ensino fundamental 2, para uma visita guiada à Câmara Municipal de Fortaleza, onde os jovens poderão viver a experiência de serem vereadores por um dia, votando um projeto de lei de sua autoria.

Para participar do concurso que vai escolher as escolas contempladas pela ação é muito fácil. Basta inscrever sua escola, por meio do formulário digital que consta neste site, submetendo um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos. As 12 escolas que apresentarem os melhores projetos de lei serão selecionadas para integrar essa ação.

Educadores, diretores e coordenadores escolares, mobilizem seus alunos, fortaleçam a educação política e inspirem futuros cidadãos comprometidos com a democracia.

Confira o cronograma!
Período de inscrições: 15/02 a 06/03/24
Avaliação dos trabalhos inscritos: 07 a 11/03/24
Divulgação do resultado: 11/03/24

Para consulta:

Veja o regulamento e leia o material de apoio.

Se ainda tiver dúvidas, envie e-mail para politicoeu@fdr.org.br

Participe dessa jornada pela cidadania!

Curso "Educação Política para Cidadania"

WebDoc

2024

2023

Programa de TV

2024

2023

Lives

2024

2023

Podcasts

Cadernos

Acesse gratuitamente

Gibi

Acesse gratuitamente

Apoio

Parceria

Realização