Nos últimos anos, tem-se observado a intensificação de sentimentos de desconfiança nas instituições democráticas, a rejeição aos partidos políticos e o desinteresse pela política por uma parcela considerável da população.
Compreendendo a importância de fomentar o debate público a respeito da participação política enquanto instrumento efetivo para o exercício pleno da cidadania, cultivando a compreensão sobre a democracia, suas instituições e valores, a Fundação Demócrito Rocha realiza mais uma edição do Projeto “Político, eu?!”.
A iniciativa contempla a realização do curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, em sua segunda turma, voltado para a formação de docentes, jovens e sociedade em geral, o concurso “A Escola Vai à Câmara”, que levará alunos de 12 escolas de ensino fundamental de Fortaleza até a Câmara Municipal de Fortaleza para viver a experiência de serem vereadores por um dia, além da elaboração e veiculação de podcasts, lives, webdocs, programas de TV e Gibi sobre política e cidadania.
Junte-se a nós nessa jornada inspiradora e transformadora!
O curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, com carga horária total de 70 horas, se estrutura em torno de temas gerais articulados em torno do debate sobre a democracia, participação política, estado e instituições políticas, educação para cidadania, entre outros. Disponibilizado de forma gratuita na modalidade de ensino à distância (EaD), o curso está estruturado em seis módulos, contemplando fascículos digitais e impressos, encartados no jornal O POVO, videoaulas e radioaulas, com emissão de certificado pela UECE e UANE/FDR para os aprovados.
Confira abaixo o calendário do curso:
Inscrição: 4 de março a 17 de maio/24
Período do curso: 01 de abril a 06 de maio/24
Módulo 1 – 01/04
Módulo 2 – 08/04
Módulo 3 – 15/04
Módulo 4 – 22/04
Módulo 5 – 29/04
Módulo 6 – 06/05
Pesquisa de reação: 18/05 a 17/06/24
Certificação: a partir de 01/08/24
MÓDULO 1 – Política, Democracia e Cidadania
A política no cotidiano. O cotidiano da política. Democracia: definições e sentidos práticos. A cidadania e sua história no Brasil. As relações entre política, democracia e cidadania.
MÓDULO 2 – Estado brasileiro: estrutura e funcionamento
Constituição: Bases do Estado democrático. Noção formal de Estado: Seus elementos. Funções do Estado. Regime e governo. Organização dos Poderes. Relações entre os poderes. Federalismo. Governos Municipais.
MÓDULO 3 – Poder Legislativo: conhecendo a Câmara Municipal
Democracia, representação plural e partidos políticos. Poder Legislativo no âmbito municipal e a atuação dos vereadores e das vereadoras. Como são eleitos e eleitas? O sistema eleitoral proporcional. Poder Legislativo no controle e fiscalização do Poder Executivo. Câmara Municipal e o trabalho legislativo.
MÓDULO 4 – Cidadania participativa: a participação política na sociedade democrática
O conceito de cidadania na história política contemporânea. Estado nacional e sociedade democrática. Democracia deliberativa e participacionista. A cidadania brasileira e o conceito de sociedade civil na emergência democrática brasileira. Novas práticas democráticas e participação política. Instituições de participação no âmbito municipal.
MÓDULO 5 – Educação política e cidadania: práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio
A função social da escola. Educação e cidadania: alguns enfoques. O que dizem os documentos oficiais? Cidadania e direitos humanos. Cidadania e a escola básica: aproximando crianças, adolescentes e jovens. Práticas pedagógicas e cidadania.
MÓDULO 6 – O papel da escola para a aprendizagem dos/as jovens sobre participação política e cidadania
Escola, juventude e participação cidadã: definições e histórico. A escola como campo de relações sociais. A participação política e os direitos de cidadania. A participação política e a experiência juvenil na escola. Juventudes, participação política e redes sociais.
MÓDULO 1 – Política, Democracia e Cidadania
Emanuel Freitas Silva – Autor
Professor Adjunto de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas. Possui Graduação e Mestrado em Ciências Sociais (UECE, UFRN) e Doutorado em Sociologia (UFC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Religião, Política e Eleições e é Bolsista de Produtividade da FUNCAP.
Clênia Trindade Lucena Cavalcante – Coautora
Doutoranda em Políticas Públicas (UECE), mestre em Sociologia (UFC) Bacharel em Direito (UFMA).
MÓDULO 2 – Estado brasileiro: estrutura e funcionamento
Gabriella Maria Lima Bezerra – Autora
Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutoramento pelo IPP-CEBRAP. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Maria Viviane Queiroz de Paula Bezerra – Coautora
Escritora, Educadora e Professora do Ensino Infantil e Fundamental.
MÓDULO 3 – Poder Legislativo: conhecendo a Câmara Municipal
José Raulino Pessoa Chaves Júnior
Pós-doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (PPGPP/UECE). Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: partidos e sistemas partidários, eleições e representação política, elites políticas, política subnacional e poder local, políticas públicas, cidadania e institucionalização democrática.
MÓDULO 4 – Cidadania participativa: a participação política na sociedade democrática
Gabriella Maria Lima Bezerra – Autora
Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutoramento pelo IPP-CEBRAP. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Maria Viviane Queiroz de Paula Bezerra – Coautora
Escritora, Educadora e Professora do Ensino Infantil e Fundamental.
MÓDULO 5 – Educação política e cidadania: práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio
Danyelle Nilin Gonçalves – Autora
Cientista social, mestra e Doutora em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Ciências Sociais da UFC. Coordenadora de Sociologia do programa residência pedagógica/Capes. Coordenadora nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio).
Maria Clara Ribeiro – Coautora
Cientista Social, mestra e doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
MÓDULO 6 – O papel da escola para a aprendizagem dos/as jovens sobre participação política e cidadania
Marcos Paulo Campos – Autor
Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com doutorado-sanduíche no International Institute of Social Studies of Erasmus University Rotterdam (ISS-EUR). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Ciências Sociais pela UFC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE com orientações na Linha de Pesquisa Governança e Participação Popular. Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) onde ministra disciplinas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e da Graduação em Ciências Sociais. Membro dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Democracia, Desenvolvimento e Território (NEDET/UVA); Grupo de Pesquisa Democracia, Partidos e Políticas Públicas do PPGPP-UECE; Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL/IESP-UERJ); e Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM/UFC).
Luizete Vicente – Coautora
Doutora e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gestão Estratégicas em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio do Ceará (Estácio/FIC). Primeira doutora formada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.
Coordenadores de Conteúdo
Monalisa Soares
Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio-UFC). Possui Doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Atualmente é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Ciências Sociais. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM). Participa da Red de Politólogas, projeto que visa potencializar a cooperação entre mulheres dedicadas aos estudos da Ciência Política na América Latina.
Paulo Rodrigo Soares
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFC). Mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu a dissertação intitulada: “Políticas Culturais no Ceará : as ações de interiorização da SECULT 2003 – 2006”. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Possui especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, tendo como trabalho final a elaboração de um projeto cultural intitulado “Do mercado ao museu: o trabalhador do Mercado Central visita o Museu da Indústria”. Com objetos de pesquisa multidisciplinares, o pesquisador realiza pesquisas que abordam a interlocução entre a “política” e a “cultura”.
Conheça a seguir as escolas selecionadas para a segunda edição do projeto!
EMTI Profº Agerson Tabosa Pinto
EM Dom Aloísio Lorscheider
EM Angélica Gurgel
EM Creusa do Carmo Rocha
EMTI Nossa Senhora de Fátima
Escola José Carlos da Costa Ribeiro
EMTI José Carlos de Oliveira Neto
EM José de Alencar
EM Professor José Militão de Albuquerque
EMTI Leonel de Moura Brizola
EM Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos
EMTI Reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra
Agradecemos todas as escolas que participaram do processo, fortalecendo assim a educação política e inspirando futuros cidadãos comprometidos com a democracia.