Visa capacitar gestores, produtores e trabalhadores da cultura em todo o Brasil. Totalmente a distância, o curso combina formação acadêmica com experiência prática, promovendo a profissionalização no setor cultural e criativo e incentivando a expansão de projetos e empreendimentos culturais em várias regiões do país.
Os conteúdos incluem ferramentas, práticas e métodos de financiamento de projetos culturais, tanto públicos quanto privados, ajudando os participantes a desenvolver uma visão estratégica para se adaptar ao mercado cultural, especialmente em resposta às mudanças trazidas pela pandemia.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Aprender como planejar projetos e iniciativas culturais
de maneira estruturada, ajudando-o a transformar ideias em iniciativas concretas e sustentáveis;
Conhecimento necessário para elaboração de projetos culturais
desde a elaboração até a execução, incluindo o uso de leis de incentivo e incentivos fiscais como parte das estratégias de financiamento;
Conhecer e usar de forma plena e consciente as leis e incentivos disponíveis
utilizando ferramentas que permitem autonomia financeira e sustentabilidade.
90 dias de acesso gratuito a:
Reportagens & Colunistas;
Filmes & Séries;
Podcasts & Web Stories.
Já está inscrito? Acesse clicando aqui.
Os participantes aprenderão sobre as principais leis e incentivos que regulamentam e apoiam as atividades culturais no Brasil, como a Lei Rouanet, o Programa de Apoio à Cultura (ProAC) e outros mecanismos de fomento. O conhecimento sobre essas leis é fundamental para identificar oportunidades.
Os cursistas são incentivados a pensar fora da caixa e a explorar novas formas de criar e apresentar seus projetos culturais. Desenvolver novas experiências culturais que utilizem formatos alternativos, como apresentações interativas, imersivas ou colaborativas.
Capacitar os agentes culturais a lidarem com mudanças e incertezas, especialmente em um contexto pós-pandêmico. Os participantes aprenderão a analisar cenários, Compreender as mudanças no cenário cultural e social causadas pela pandemia, identificando tendências e novas demandas do público.
(Fascículo 1) Projetos Culturais - Larissa Biasoli
Elaboração com dicas e ferramentas para serem aplicadas ao mercado de projetos, buscando a escrita prática e as diversas versões de aplicabilidade com foco em sustentabilidade e no bom desempenho de produtores e gestores que atuam na área.
(Fascículo 2) Gestão de Projetos Culturais - Alice Coutinho
(1) Planejamento: favorecimento da percepção do problema, a priorização de informações no desenvolvimento e a adequação da solução às ferramentas utilizadas.
(2) Finanças: instrumentos e ferramentas de gestão financeira básicos para não financeiros.
(3) Avaliação: ferramentas para mensurar resultados de projetos e ações culturais, possibilitando análises críticas, a fim de gerar indicadores para comprovar a eficácia das propostas.
Fascículo 3) Produção Cultural - Marcela Amaral
Produção executiva, logística, aspectos legais e gestão prática de projetos e eventos culturais.
(Fascículo 4) Leis de Incentivo - Carolina Kazumi
As leis federais de incentivo disponíveis para a cultura (Rouanet e audiovisual). O funcionamento dessas leis e a importância do desenvolvimento do projeto cultural no que tange à produção textual, orçamentária, formatação, enquadramento, gestão.
(Fascículo 5) Prestação de Contas - Amanda Mendes
Dicas e ferramentas que facilitam a organização de documentos e informações necessárias à gestão de projetos incentivados, abordando aspectos físicos e financeiros, vedações, sanções e limitações, evitando problemas e inconsistências em seu fechamento.
(Fascículo 6) Direitos Culturais - Ivan Borges
Direitos autorais e de uso de imagem, LGPD e outras legislações especialmente pensadas a partir das novas dinâmicas trazidas pela ampla utilização das mídias digitais.
(Fascículo 7) Fontes de Financiamento - Larissa Biasoli
As diferentes fontes de recursos e as múltiplas modalidades de financiamento e estudos de viabilidade para empreendimentos culturais e criativos, trazendo conceitos básicos para guiar a elaboração de um plano de captação, do planejamento à conquista.
(Fascículo 8) Captação de Recursos - Daniele Torres
A lógica dos patrocínios empresariais, como comercializar projetos e programas culturais; dicas práticas, exemplos e cases de sucesso; abordagem, pesquisa de prospects e adequação de discurso. Compliance e contratos. Pós-venda e fidelização.
(Fascículo 9) Editais - Marcos Librantz
Os conceitos por trás das políticas públicas e de patrocínios empresariais; contrapartidas e reciprocidades; dicas práticas de inscrição de projetos em editais privados e públicos.
(Fascículo 10) Comunicação de Projetos Culturais - Christiane Campos
instrumentos para quem cria projetos culturais e ajuda na construção de uma estratégia de comunicação eficiente e eficaz. Desde os conceitos básicos para a criação de um plano de comunicação, passando por relacionamento com a imprensa e uso das principais mídias sociais.
(Fascículo 11) Empreendedorismo - Erik Krulikowski
Inovação, mercado e empreendedorismo com objetivo de tirar os gestores da inércia e do lugar-comum, ampliando o olhar para a inovação e as novas perspectivas de negócios. Como elaborar um plano de negócios para empresas e projetos nas áreas criativas.
(Fascículo 12) Marketing Digital - Rose Meusburger
Oportunidade de conhecer as possibilidades e as ferramentas que o marketing oferece para conseguir alavancar negócios criativos. Com a crescente popularização da internet e do consumo cultural online a partir da pandemia, que ampliou a demanda por soluções digitais inovadoras e criativas para produtos culturais, o marketing digital tornou-se uma das alternativas mais viáveis e rentáveis para empresas e organizações criativas e, por isso, se faz necessário considerar em seu planejamento a sua inclusão.
Somos a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), um segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à educação. Com mais de 40 anos de experiência na produção e oferta de cursos a distância de grande valor para a sociedade, trazemos um vasto acervo de tecnologia e conhecimento.
Nos comprometemos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.
Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.
Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.
As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - https://cursos.fdr.org.br/); em nossa página dos cursos no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br/uane/cursos), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha), no LinkedIn (Fundação Demócrito Rocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.
Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br