Capacitação de agentes culturais

Estratégias de cultura e arte para o futuro

Visa capacitar gestores, produtores e trabalhadores da cultura em todo o Brasil. Totalmente a distância, o curso combina formação acadêmica com experiência prática, promovendo a profissionalização no setor cultural e criativo e incentivando a expansão de projetos e empreendimentos culturais em várias regiões do país.

Os conteúdos incluem ferramentas, práticas e métodos de financiamento de projetos culturais, tanto públicos quanto privados, ajudando os participantes a desenvolver uma visão estratégica para se adaptar ao mercado cultural, especialmente em resposta às mudanças trazidas pela pandemia.

0
Horas
0
Módulos
0
Meses de acesso
a distância

É INDICADO PARA VOCÊ

Para profissionais e entusiastas da cultura, arte e educação, que desejam expandir suas competências no setor cultural.

Criadores, produtores, gestores de espaços e projetos culturais, e educadores.

Pessoas interessadas em desenvolver ou apoiar iniciativas culturais e sociais em diferentes contextos.

Benefícios de fazer o curso

  • Aprender como planejar projetos e iniciativas culturais
    de maneira estruturada, ajudando-o a transformar ideias em iniciativas concretas e sustentáveis;

  • Conhecimento necessário para elaboração de projetos culturais
    desde a elaboração até a execução, incluindo o uso de leis de incentivo e incentivos fiscais como parte das estratégias de financiamento;

  • Conhecer e usar de forma plena e consciente as leis e incentivos disponíveis
    utilizando ferramentas que permitem autonomia financeira e sustentabilidade.

O que você aprenderá

Legislação e Incentivos

Os participantes aprenderão sobre as principais leis e incentivos que regulamentam e apoiam as atividades culturais no Brasil, como a Lei Rouanet, o Programa de Apoio à Cultura (ProAC) e outros mecanismos de fomento. O conhecimento sobre essas leis é fundamental para identificar oportunidades.

Inovação em Negócios Culturais

Os cursistas são incentivados a pensar fora da caixa e a explorar novas formas de criar e apresentar seus projetos culturais. Desenvolver novas experiências culturais que utilizem formatos alternativos, como apresentações interativas, imersivas ou colaborativas.

Adaptabilidade e Futurologia

Capacitar os agentes culturais a lidarem com mudanças e incertezas, especialmente em um contexto pós-pandêmico. Os participantes aprenderão a analisar cenários, Compreender as mudanças no cenário cultural e social causadas pela pandemia, identificando tendências e novas demandas do público.

Módulos e CONTEUDISTAS

Módulo 1 - PROJETOS E PRODUÇÃO CULTURAIS

(Fascículo 1) Projetos Culturais - Larissa Biasoli

Elaboração com dicas e ferramentas para serem aplicadas ao mercado de projetos, buscando a escrita prática e as diversas versões de aplicabilidade com foco em sustentabilidade e no bom desempenho de produtores e gestores que atuam na área.

 

(Fascículo 2) Gestão de Projetos Culturais - Alice Coutinho

(1)   Planejamento: favorecimento da percepção do problema, a priorização de informações no desenvolvimento e a adequação da solução às ferramentas utilizadas.

(2)   Finanças: instrumentos e ferramentas de gestão financeira básicos para não financeiros.

(3)   Avaliação: ferramentas para mensurar resultados de projetos e ações culturais, possibilitando análises críticas, a fim de gerar indicadores para comprovar a eficácia das propostas.

 

Fascículo 3) Produção Cultural - Marcela Amaral

Produção executiva, logística, aspectos legais e gestão prática de projetos e eventos culturais.

Módulo 2 - LEGISLAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS

(Fascículo 4) Leis de Incentivo - Carolina Kazumi

As leis federais de incentivo disponíveis para a cultura (Rouanet e audiovisual). O funcionamento dessas leis e a importância do desenvolvimento do projeto cultural no que tange à produção textual, orçamentária, formatação, enquadramento, gestão.

 

(Fascículo 5) Prestação de Contas - Amanda Mendes

Dicas e ferramentas que facilitam a organização de documentos e informações necessárias à gestão de projetos incentivados, abordando aspectos físicos e financeiros, vedações, sanções e limitações, evitando problemas e inconsistências em seu fechamento.

 

(Fascículo 6) Direitos Culturais - Ivan Borges

Direitos autorais e de uso de imagem, LGPD e outras legislações especialmente pensadas a partir das novas dinâmicas trazidas pela ampla utilização das mídias digitais.

Módulo 3 - CAPTAÇÃO DE RECURSOS

(Fascículo 7) Fontes de Financiamento - Larissa Biasoli

As diferentes fontes de recursos e as múltiplas modalidades de financiamento e estudos de viabilidade para empreendimentos culturais e criativos, trazendo conceitos básicos para guiar a elaboração de um plano de captação, do planejamento à conquista.

 

(Fascículo 8) Captação de Recursos - Daniele Torres

A lógica dos patrocínios empresariais, como comercializar projetos e programas culturais; dicas práticas, exemplos e cases de sucesso; abordagem, pesquisa de prospects e adequação de discurso. Compliance e contratos. Pós-venda e fidelização.

 

(Fascículo 9) Editais - Marcos Librantz

Os conceitos por trás das políticas públicas e de patrocínios empresariais; contrapartidas e reciprocidades; dicas práticas de inscrição de projetos em editais privados e públicos.

Módulo 4 - INOVAÇÃO e EMPREENDEDORISMO

(Fascículo 10) Comunicação de Projetos Culturais - Christiane Campos

instrumentos para quem cria projetos culturais e ajuda na construção de uma estratégia de comunicação eficiente e eficaz. Desde os conceitos básicos para a criação de um plano de comunicação, passando por relacionamento com a imprensa e uso das principais mídias sociais.

(Fascículo 11) Empreendedorismo - Erik Krulikowski

Inovação, mercado e empreendedorismo com objetivo de tirar os gestores da inércia e do lugar-comum, ampliando o olhar para a inovação e as novas perspectivas de negócios. Como elaborar um plano de negócios para empresas e projetos nas áreas criativas.

 

(Fascículo 12) Marketing Digital - Rose Meusburger

Oportunidade de conhecer as possibilidades e as ferramentas que o marketing oferece para conseguir alavancar negócios criativos. Com a crescente popularização da internet e do consumo cultural online a partir da pandemia, que ampliou a demanda por soluções digitais inovadoras e criativas para produtos culturais, o marketing digital tornou-se uma das alternativas mais viáveis e rentáveis para empresas e organizações criativas e, por isso, se faz necessário considerar em seu planejamento a sua inclusão.


PARA VOCÊ

Total R$ 69,90
Até 2x R$ 34,95
Total R$ 69,90
Até 2x R$ 34,95
Faça sua matrícula
Fale com nossa equipe para mais informações.

Vem se qualificar com a gente!

Somos a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), um segmento da Fundação Demócrito Rocha (FDR) dedicado à educação. Com mais de 40 anos de experiência na produção e oferta de cursos a distância de grande valor para a sociedade, trazemos um vasto acervo de tecnologia e conhecimento.

Receba as novidades da FDR

Faça seu cadastro na nossa newsletter

Nos comprometemos em não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Receba nossas novidades em primeira mão e fique por dentro do que acontece na Fundação Demócrito Rocha.

PERGUNTAS
FREQUENTES

Os cursos da Uane são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de formação inicial e continuada são regulamentados pela Lei n°. 9394/96 e pelo Decreto n° 5154/04. Para os cursos livres, dentro dessa modalidade, não é necessário o reconhecimento do MEC.

Qual o período de duração dos cursos?

Os(As) cursistas terão 120 (cento e vinte) dias corridos para concluir o seu curso, tendo, durante esse período, o acesso a ele.

Como faço para receber notícias dos novos cursos da Uane?

As informações sobre novos cursos e inscrições abertas são divulgadas, em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - https://cursos.fdr.org.br/); em nossa página dos cursos no site da Fundação Demócrito Rocha (fdr.org.br/uane/cursos), em nossas redes sociais pelo Instagram e Facebook (@fundacaodemocritorocha), no LinkedIn (Fundação Demócrito Rocha) ou, se preferir, assinando gratuitamente a nossa Newsletter. E se você já fez algum curso conosco, também receberá essa informação por e-mail.

Como faço para sugerir novos cursos para a Uane?

Você pode enviar a sua sugestão para o e-mail uane@fdr.org.br

Cursos Livres
(85) 9123-1327 (WhatsApp)
cursolivre@fdr.org.br

Encontre-nos nas redes sociais!

Copyright  ©