Cursos livres

Capacitação de agentes culturais

Visa capacitar gestores, produtores e trabalhadores da cultura em todo o Brasil. Totalmente a distância, o curso combina formação acadêmica com experiência prática, promovendo a profissionalização no setor cultural e criativo e incentivando a expansão de projetos e empreendimentos culturais em várias regiões do país./r/n/r/nOs conteúdos incluem ferramentas, práticas e métodos de financiamento de projetos culturais, tanto públicos quanto privados, ajudando os participantes a desenvolver uma visão estratégica para se adaptar ao mercado cultural, especialmente em resposta às mudanças trazidas pela pandemia.

CARGA HORÁRIA 160 horas
CONTEÚDO 4 módulos
PERÍODO DE ACESSO 120 dias
MODALIDADE EAD

Informações para decidir

Aprenda a planejar projetos e iniciativas culturais de forma estruturada, transformando ideias em ações concretas e sustentáveis. Ao longo do curso, você terá acesso ao conhecimento necessário para elaborar e executar projetos culturais, incluindo o uso estratégico de leis de incentivo e incentivos fiscais como ferramentas de financiamento. Além disso, será orientado a conhecer e utilizar de maneira plena e consciente os mecanismos disponíveis, promovendo autonomia financeira e sustentabilidade para suas iniciativas.

Para profissionais e entusiastas da cultura, arte e educação, que desejam expandir suas competências no setor cultural. Criadores, produtores, gestores de espaços e projetos culturais, e educadores. Pessoas interessadas em desenvolver ou apoiar iniciativas culturais e sociais em diferentes contextos.

O período de acesso ao curso é de 120 dias corridos, contados a partir da data da matrícula. Fique atento! Esse prazo é contínuo, ou seja, inclui finais de semana e feriados.

O que você vai aprender

(Fascículo 1) Projetos Culturais - Larissa Biasoli
Elaboração com dicas e ferramentas para serem aplicadas ao mercado de projetos, buscando a escrita prática e as diversas versões de aplicabilidade com foco em sustentabilidade e no bom desempenho de produtores e gestores que atuam na área.
(Fascículo 2) Gestão de Projetos Culturais - Alice Coutinho
(1) Planejamento: favorecimento da percepção do problema, a priorização de informações no desenvolvimento e a adequação da solução às ferramentas utilizadas.
(2) Finanças: instrumentos e ferramentas de gestão financeira básicos para não financeiros.
(3) Avaliação: ferramentas para mensurar resultados de projetos e ações culturais, possibilitando análises críticas, a fim de gerar indicadores para comprovar a eficácia das propostas.
(Fascículo 3) Produção Cultural - Marcela Amaral
Produção executiva, logística, aspectos legais e gestão prática de projetos e eventos culturais.

(Fascículo 4) Leis de Incentivo - Carolina Kazumi
As leis federais de incentivo disponíveis para a cultura (Rouanet e audiovisual). O funcionamento dessas leis e a importância do desenvolvimento do projeto cultural no que tange à produção textual, orçamentária, formatação, enquadramento, gestão.
(Fascículo 5) Prestação de Contas - Amanda Mendes
Dicas e ferramentas que facilitam a organização de documentos e informações necessárias à gestão de projetos incentivados, abordando aspectos físicos e financeiros, vedações, sanções e limitações, evitando problemas e inconsistências em seu fechamento.
(Fascículo 6) Direitos Culturais - Ivan Borges
Direitos autorais e de uso de imagem, LGPD e outras legislações especialmente pensadas a partir das novas dinâmicas trazidas pela ampla utilização das mídias digitais.

(Fascículo 7) Fontes de Financiamento - Larissa Biasoli
As diferentes fontes de recursos e as múltiplas modalidades de financiamento e estudos de viabilidade para empreendimentos culturais e criativos, trazendo conceitos básicos para guiar a elaboração de um plano de captação, do planejamento à conquista.
(Fascículo 8) Captação de Recursos - Daniele Torres
A lógica dos patrocínios empresariais, como comercializar projetos e programas culturais; dicas práticas, exemplos e cases de sucesso; abordagem, pesquisa de prospects e adequação de discurso. Compliance e contratos. Pós-venda e fidelização.
(Fascículo 9) Editais - Marcos Librantz
Os conceitos por trás das políticas públicas e de patrocínios empresariais; contrapartidas e reciprocidades; dicas práticas de inscrição de projetos em editais privados e públicos.

(Fascículo 10) Comunicação de Projetos Culturais - Christiane Campos
instrumentos para quem cria projetos culturais e ajuda na construção de uma estratégia de comunicação eficiente e eficaz. Desde os conceitos básicos para a criação de um plano de comunicação, passando por relacionamento com a imprensa e uso das principais mídias sociais.
(Fascículo 11) Empreendedorismo - Erik Krulikowski
Inovação, mercado e empreendedorismo com objetivo de tirar os gestores da inércia e do lugar-comum, ampliando o olhar para a inovação e as novas perspectivas de negócios. Como elaborar um plano de negócios para empresas e projetos nas áreas criativas.
(Fascículo 12) Marketing Digital - Rose Meusburger
Oportunidade de conhecer as possibilidades e as ferramentas que o marketing oferece para conseguir alavancar negócios criativos. Com a crescente popularização da internet e do consumo cultural online a partir da pandemia, que ampliou a demanda por soluções digitais inovadoras e criativas para produtos culturais, o marketing digital tornou-se uma das alternativas mais viáveis e rentáveis para empresas e organizações criativas e, por isso, se faz necessário considerar em seu planejamento a sua inclusão.
Total de R$69,90

2x de R$34,95

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