Livre Bem-viver

Meninas e Mulheres no Esporte: Acesso, Inclusão e Permanência

O Esporte Delas é um projeto gratuito voltado ao empoderamento, inclusão e permanência de meninas e mulheres no esporte. O curso busca sensibilizar e capacitar profissionais, estudantes, gestores e a sociedade para criar ambientes esportivos mais inclusivos, enfrentando barreiras e estereótipos de gênero. A programação conta com lives, webinários, cartilhas digitais, programas
de TV, conteúdos online e encontros com escolas, ampliando o debate e o alcance do tema.

CARGA HORÁRIA 72 horas
CONTEÚDO 4 módulos
PERÍODO DE ACESSO 120 dias
MODALIDADE EAD

Benefícios de fazer o curso

Ao cursar esse programa, você vai desenvolver competências para compreender o corpo feminino e suas especificidades no desenvolvimento humano, analisando como fatores biológicos, hormonais e sociais influenciam a prática esportiva. Também aprenderá a reconhecer e enfrentar estereótipos e desigualdades, criando estratégias de inclusão e permanência de meninas e mulheres no esporte. O curso fortalece habilidades de planejamento e gestão de programas esportivos inclusivos, além de estimular autoestima, autoconfiança, liderança, protagonismo e resiliência, preparando você para promover ambientes esportivos que favoreçam o crescimento pessoal e social.

Profissionais e estudantes de educação física, líderes comunitários envolvidos com a prática esportiva, OSCs voltadas para empoderamento de meninas e mulheres, diretores e coordenadores pedagógicos interessados em aplicar os conceitos do esporte inclusivo para meninas e mulheres nas escolas e espaços públicos e privados onde atuam, além gestores públicos envolvidos com o esporte.

O período de acesso ao curso é de 120 dias corridos, contados a partir da data da matrícula. Fique atento! Esse prazo é contínuo, ou seja, inclui finais de semana e feriados.

O que você vai aprender

O módulo aborda os conceitos fundamentais para compreender o que caracteriza um ser vivo e como esses conceitos se relacionam ao desenvolvimento humano, com foco nas especificidades de meninas e mulheres. Discute as fases do desenvolvimento, especialmente a puberdade, e o papel dos fatores biológicos e hormonais na prática de atividades físicas. Analisa as influências da progesterona e do estrogênio, bem como as transformações corporais e funcionais que ocorrem a partir dos 12 anos e seu impacto na performance esportiva. Promove reflexões críticas sobre equívocos, ambiguidades e paradoxos presentes na compreensão do corpo feminino no esporte, estimulando uma visão científica, contextualizada e livre de estereótipos.

Este módulo analisa a escola como espaço estratégico para promover a participação e permanência de meninas e mulheres na prática de esporte e atividade física. Discute como a Educação Física pode atuar de forma crítica e inclusiva, desafiando barreiras de gênero, estereótipos e práticas discriminatórias. Apresenta reflexões sobre os “jogos com fronteiras” e como eles expressam ou reforçam desigualdades, explorando alternativas pedagógicas que estimulem a integração, a negociação de regras e o protagonismo das alunas. Propõe estratégias para transformar o ambiente escolar em um território seguro, motivador e capaz de ampliar o acesso ao esporte, fortalecendo a equidade e a diversidade.

Este módulo apresenta diretrizes para a criação e implementação de programas esportivos voltados a meninas e mulheres, considerando a importância dos determinantes sociais e da promoção de espaços seguros e inclusivos. Discute estratégias para estimular a participação e permanência no esporte, bem como práticas que assegurem equidade e espeito à diversidade. Analisa como a gestão, a metodologia e a comunicação dos programas podem potencializar resultados esportivos, sociais e comunitários.

Este módulo explora o esporte como um campo fértil para o desenvolvimento positivo de meninas e mulheres, favorecendo seu pleno potencial humano. Analisa como experiências esportivas inclusivas e seguras podem estimular competências essenciais para a vida, fortalecendo autoestima, autoconfiança, liderança e protagonismo. Discute estratégias para que treinadores(as), educadores(as) e gestores(as)esportivos criem ambientes que incentivem a resiliência, a cooperação e a gestão das emoções, preparando as participantes para enfrentar desafios dentro e fora do contexto esportivo. O desenvolvimento do potencial humano no ambiente esportivo para meninas e mulheres exige um olhar intencional sobre as barreiras históricas e socioculturais que limitam sua participação plena. Estudos têm mostra do que meninas recebem menor investimento de treinadores/as em seu letramento corporal e menos oportunidades de desenvolver competências esportivas e psicológicas, o que resulta em menos oportunidades de desenvolvimento pessoal e engajamento prolongado com o esporte. Neste módulo discutiremos como o ambiente esportivo pode ser planejado para ser um espaço acolhedor e uma experiência que permita às meninas e mulheres atingirem o seu potencial humano e desenvolvimento esportivo. Para tanto, é importante que treinadores/as adotem práticas sensíveis às necessidades específicas das meninas e comprometidas com a equidade de gênero. Neste módulo argumentamos que ambientes de treino de qualidade devem promover relações sociais positivas, estimular o desenvolvimento de competência esportiva e fomentar a compreensão crítica do papel do esporte na sociedade. Esse processo implica cultivar a capacidade das meninas de analisar e questionar estruturas desiguais, capacitando-as para, no futuro, agir em prol de maior equidade para meninas e mulheres no contexto esportivo e além dele. Nesse contexto, o desenvolvimento de características pessoais como autoconfiança e autoestima são destacados como centrais para que as meninas se sintam capazes de se desenvolver no ambiente esportivo e reconhecer o próprio valor, fortalecendo sua motivação intrínseca. O desenvolvimento da liderança e do protagonismo é igualmente enfatizado, pois permite que as meninas e mulheres não apenas ocupem espaços de decisão e influência no esporte, mas também inspirem e mobilizem outras meninas. Ao cultivar essas dimensões, o ambiente esportivo amplia as chances de que elas usufruam plenamente dos benefícios do engajamento esportivo, vivenciem crescimento pessoal e se preparem para contribuir ativamente em suas comunidades.

Investimento

Não perca essa oportunidade!

100% Gratuito

Logo OP+

Ganhe acesso grátis por 90 dias.

Reportagens & Colunistas;
Filmes & Séries;
Podcasts & Web Stories.
Conheça o OPOVO+

Precisa de mais informações sobre os cursos?

Te ajudamos a decidir qual o melhor curso para você, de acordo com as suas necessidades e expectativas!